domingo, 6 de maio de 2012

Selma Dumont: Insensato Coração



Curiosidades
§  A novela teve título provisório de Lado a Lado. Em primeiras sinopses, o título chegou a chamar A Dona da História.
§  A ideia da novela surgiu após Gilberto Braga ir ao enterro de Dorival Caymmi em agosto de 2008. Ele ouviu uma música do mesmo chamada Só Louco, na qual continha o trecho “Insensato Coração”. Apesar disso, apresentou o título Lado a Lado por considerar mais apropriado para o horário nobre.
§  Foi a primeira novela denominada ‘das 9’, já que seu início era notoriamente às 21:15.
§  A homofobia seria discutida em 2007, na novela Paraíso Tropical, também de Gilberto. Na época, a emissora vetou por que o assunto era polêmica. Quatro anos após, o assunto foi um dos mais aclamados da história, visto que houve alguns ataques de violência a homossexuais entre 2010 e 2011.
§  A novela teve várias modificações no tempo em que se passava a história, pois havia muitos sites afirmando que Norma (Glória Pires) ficaria presa durante 6 anos. Porém, ela saiu da cadeia em menos tempo e não notificado para os telespectadores.
§  A novela acabaria no dia 2 de setembro, totalizando 197 capítulos. A Rede Globo encurtou a novela duas semanas, com a alegação do Festival Rock in Rio que tomaria atenção redobrada da emissora. Portanto, não poderia haver nenhuma estreia de novela tão próxima.
§  A primeira chamada para o papel de Marina foi Cláudia Abreu. Com sua recusa, chamaram Ana Paula Arósio, que recusou de última hora sem maiores explicações. Dennis Carvalho indicou então Paola Oliveira para o papel.
§  Fábio Assunção faria o vilão Léo, mas faltando um mês para a estreia da novela, ele desistiu do personagem. Ventilaram quatro nomes para assumir o papel: Malvino Salvador, Eduardo Moscovis, Márcio Garcia e Rodrigo Santoro. Dentre eles, apenas Santoro foi oficialmente convidada, mas recusou. Convidaram Gabriel Braga Nunes, recém-contratado da Globo.
§  A saída de Fábio fez com que a Globo pensasse em adiar a estreia, porém Sílvio de Abreu (autor da antecessora Passione) afirmou que não escrevia mais nenhum capítulo.
§  Wagner Moura faria o protagonista Pedro, mas ele tinha compromissos com o cinema e passou o personagem para Eriberto Leão, protagonista de Paraíso (2009), na faixa das 18 horas.
§  A vingativa Norma foi escrita para Malu Mader, mas ela se envolveu com a produção do remake de Ti Ti Ti e o autor indicou Glória Pires para a personagem.
§  Glória, por sua vez, teve seu nome indicado por Gilberto para fazer Wanda, mãe dos protagonistas. Outra vertente da Rede Globo queria que a personagem fosse interpretada por Beth Goulart. Ao final, a personagem ficou com Natália do Valle.
§  Ary Fontoura interpretaria Teodoro, mas foi para Morde e Assopra, a novela das sete da época. Escalaram Tarcísio Meira, clássico por trabalhar em novelas de Gilberto Braga.
§  A primeira ideia para a empresária Vitória Drummond foi Beatriz Segall (a eterna Odete Roitman). Quem assumiu o papel foi Nathália Timberg, que esteve cotada para a hilária Tia Neném, personagem de Ana Lúcia Torre.
§  Tony Ramos foi chamado para interpretar Raul, mas já estava envolvido com as gravações de Passione. O papel ficou a cargo de Antônio Fagundes.
§  O triângulo amoroso Rafa, Cecília e Vinícius seria interpretado por Bruno Gagliasso, Juliana Knust e Paulo Vilhena, respectivamente. Mas para evitar comparações com Celebridade, Gilberto resolveu substituí-los por atores mais novos. Sendo estes, Jonatas Faro, Giovana Lancelotti e Thiago Martins, respectivamente.
§  Patrícia Werneck, a Camila de Paraíso Tropical, foi escalada para viver a polêmica Leila. Acabou se envolvendo com a então futura novela das seis, Cordel Encantado e foi substituída pela estreante Bruna Linzmeyer.
§  Joana Fomm interpretaria Zuleika, mas está com problemas de saúde e passou a personagem para Bete Mendes.
§  Jackson Antunes viveria o comerciante Gabino, mas foi substituído por Guilherme Piva, clássico por trabalhar em novelas de Gilberto Braga.
§  Edson Celulari daria vida ao corrupto Horácio Cortez, mas a Rede Globo achou melhor ele não emendar trabalhos, já que havia feito Araguaia em 2010. Então, escalaram Herson Capri para o papel.
§  Grazi Massafera foi datada em alguns sites como parte do elenco da trama, mas os autores desmentiram que ela faria a novela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário