quarta-feira, 29 de maio de 2013

Preciosa - Capítulo 13



Cena 1 / Praça / Externo / Tarde
Continuação imediata da última cena do capítulo anterior.
Anastácia – Foi um prazer lhe rever depois de tanto tempo... Vamos marcar de um chá, para conversarmos e eu conhecer o... Como é o nome dele mesmo?
Maria Célia – Não vamos marcar nada, você não me viu e não me conhece!
Anastácia – Querida, isso faz tanto tempo, tome meu cartão, me ligue! Tchau!
Anastácia sai sorrindo.
Maria Célia – Por quê? Com tanto lugar no mundo essa mulher tinha que estar aqui?

Cena 2 / Fazenda de Antunes / Quintal / Externo / Tarde
Ricardo – Ana, essa aqui é a Rayssa, lembra dela né?
Anabele – Claro... Como está querida?
Rayssa – Levando a vida!
Anabele – O que aconteceu? Parece que você estava...
Rayssa – Chorando? É eu estava, problemas com a saúde da minha mãe, mais o imbecil do meu pai, uma hora a gente estoura!
Anabele – Melhoras para dona Glaucia!
Rayssa – obrigada!
Anabele – Vamos Ricardo?
Ricardo – Claro! Tchau Rayssa!
Rayssa – Tchau!

Cena 3 / Fazenda de Antunes / Sala / Interior / Tare
Tereza – Antunes que loucura!
Antunes – Não é? Uma pedra como essa, se realmente for uma Esmeraldo deve valer o que? No mínimo uns dois milhões de reais!
Tereza – Ou mais!
Antunes – Isso resolveria todos os problemas do João!
Tereza – Você daria tudo a ele?
Antunes – O que são dois milhões de reais para nós? Algumas cabeças de boi que eu venda já tiro isso, agora ele!
Tereza – Acho que foi essa bondade em você que me fez te amar tanto sabe?
Antunes – É, acho que eu sei sim!
Os dois de beijam.


ANOITECE
Cena 4 / Praça / Externo / Noite
Lauro e Catariana caminham de mãos dadas.
Lauro – Vai fazer oito meses que a gente tá junto e você nunca me apresentou aos seus pais como seu namorado!
Catarina – Eu vou apresentar, mas calma, deixa eu preparar as coisas em casa!
Lauro – Preparar? Te dou mais uma semana, nem um dia a mais!
Catarina – Tá, tá certo!
Lauro – E tem outra, nós ainda não transamos!
Catarina – Ainda é cedo para isso!
Lauro – Cedo? São sete meses de namoro Catarina!
Catarina – Eu não estou pronta ainda, respeita o meu tempo!
Lauro – Tá bom, quando você estiver pronta então!
Os dois se beijam.

Cena 5 / Cobertura Ávila do Amaral / Sala / Interior / Noite
Adalberto entra.
Adalberto – To pensando em trazer uma filial da empresa para cá, o que acha?
Maria Célia – Eu quero ir embora daqui!
Adalberto – O que?
Maria Célia – É isso mesmo, eu não quero mais ficar nessa cidade!
Adalberto – Mas nós vamos ficar, eu gostei do lugar é calmo, os amigos do Rafael não estão aqui, é tudo perfeito!
Maria Célia – Não é nada perfeito!
Adalberto – O que está acontecendo?
Maria Célia – Nada de mais, eu só cansei desse lugar, eu estou com saudades da minha casa, das minhas amigas...
Adalberto – Vá ao Rio de Janeiro então, fique por lá uns dias, mas eu e o Rafael não vamos!
Maria Célia – Eu quero voltar com vocês dois, chega de ficar aqui o Rafael já aprendeu, não fará mais de errado!
Adalberto – Você só pode estar brincando? O Rafael aprendeu? Ele continua o mesmo!
Ela o encara.

Cena 6 / Fazenda de João / Casa / Quarto de Anastácia / Interior / Noite
Anastácia – Pois então Maria Célia está na cidade com o meu neto... Isso vai me render uma boa grana!
Letícia entra.
Anastácia – Acho que eu lhe ensinei a bater na porta não é minha filha?
Letícia – Talvez sim, mas eu quis esquecer tudo que você me ensinou!
Anastácia – O que quer?
Letícia – Que você desocupe meu quart de hospedes, já te aturei de mais dentro da minha casa!
Anastácia – Letícia, eu não vou ir embora, você pode latir o quanto quiser, mas dessa casa eu não saio!
Letícia – Por quê? Por que você faz isso comigo? Você sabe que eu não te suporto!
Anastácia – Não me suporta por que eu sempre quis o melhor para você?
Letícia – O melhor? O melhor era casar com João? Nossa “mamãe” que bela escolha, que bela MERDA DE VIDA VOCÊ ME FEZ TER!
Anastácia – Abaixa o tom, que você não está falando com a sua empregadinha!
Letícia – Eu estou dentro da minha casa e falo com você no tom que eu quiser!
Anastácia – Se você não amasse a vida que leva já teria largada o João!
Letícia – Você é uma cretina!
Anastácia – Por que não o largou quando fui embora? Não largou por que se acostumou à boa vida que ele te deu, portanto eu estava certa sim em escolhê-lo como seu marido!
Letícia – E agora estamos aqui a beira da falência, bela escolha!
Anastácia – Largue-o, não sou eu que vou lhe impedir, mas claro que você não fará isso, por que sabe que se você se separar sairá do casamento sem nada!
Letícia – Clausula contratual que você fez questão não é mesmo?
Anastácia – Vá em frente, estou louca para te ver esquentando a barriga no fogão!
Letícia sai batendo a porta.

Amanhece

Cena 7 / Apartamento de Julio / Sala / Interior / Manhã
Julio – Suzana eu vou ir para farmácia, não se esqueça de tomar o seu remédio!
Suzana – Claro!
Julio está saindo.
Suzana – Julio!
Julio – O que foi?
Suzana – Obrigada Poe tudo, eu não merecia, mas você esta cuidando de mim!
Julio – Você é a mãe dos meus filhos, eu não tenho escolha!
Suzana – De qualquer forma, obrigado!
Julio – Até logo!

Cena 8 / Fazenda de João / Escritório / Interior / Manhã
João – Nós temos que manter sigilo quanto a essa pedra por enquanto!
Antunes – Quanto aos funcionários não se preocupe, nenhum vai falar nada!
João – Quanto você acha que vale essa pedra?
Antunes – Ela é bem grande... uns 2 ou 3 milhões de reais!
João – Nossa! Metade disso resolve a minha vida!
Antunes – Essa pedra é sua João!
João – É nossa!
Antunes – É o meu presente para você, 1 milhão para mim não vai fazer diferença, para você vai salvar a fazenda!
João – Você é um irmão Antunes!
Os dois se abraçam.

Cena 9 / Cobertura Ávila do Amaral / Sala / Interior / Manhã
A campainha toca.
Maria Célia – Pode deixar que eu abro Jacira!
Ela caminha até a porta e a abre.
Anastácia – Olá querida!
Maria Célia – O que você está fazendo aqui?
Anastácia – Não vai me convidar para entrar?
Maria Célia tenta fechar a porta, mas Anastácia a impede.
Anastácia – Eu acho melhor me deixar entrar ou...
Maria Célia – Não, não quero você dentro da minha casa!
Rafael sai do elevador e encontra a mãe na porta com Anastácia.
Rafael – Mãe?
Anastácia se vira para o rapaz.
Anastácia – Então esse é o seu filho?
Maria Célia engole a seco.

Cena 10 / Fazenda de João-Antunes / Divisa / Externo / Tarde
João, Antunes, Anabele, Letícia, Tereza, Ricardo, Sérgio aguardam Gabriel dar o parecer sobre a gigantesca pedra.
João – Será que ele vai demorar muito? Tá ai há umas três horas e não fala nada para gente!
Anabele – Deixa ele trabalhar pai!
Letícia – Estou cansada de fica aqui!
Anabele – Então vá para casa mãe!
Ricardo – Estou ansioso!
Tereza – Calma, se vocês ficarem falando vão atrapalhar o menino!
Gabriel sai de perto da pedra e se aproxima dos curiosos.
Antunes – Então? É mesmo uma esmeralda?
Gabriel – É uma esmeralda!
Todos comemoram. Letícia encara Gabriel sem esboçar nenhuma alegria.
Gabriel – Mas não é uma esmeralda comum, ela é uma canga, ou ganga, é uma mistura de rocha com esmeralda e é muito valiosa!
João – Muito quanto?
Gabriel – Por cima, talvez 1 bilhão!
Antunes e João se encaram. Letícia sorri.
Antunes – Um bilhão de reais?
Gabriel – De dólares!
Letícia – Meu Deus!

Fim do Capítulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário