segunda-feira, 23 de julho de 2012

Capitulo 6 de Marcas do Passado

Cena 1 / Festa de casamento / Cozinha / Interior / Noite.

Continuação imediata da última cena do capítulo anterior.



Felipe – Seu maldito, por que você fez isso!

Nesse momento Felipe se aproxima do corpo de Lavínia já sem vida.

Marcos – SOCORRO, ALGUÉM AJUDA POR FAVOR!

Felipe pega Lavínia em seus braços e começa a chorar.

Mauro, um dos garçons entra na cozinha.

Marcos – Chame a policia! Esse louco esfaqueou a minha esposa! UMA AMBULÂNCIA! RÁPIDO!



Cena 2 / Festa / Cozinha /Interior / Noite

Nesse momento, todos os convidados estão próximos a cozinha, curiosos, muitos apavorados com o que estavam vendo, outros apenas escutando os burburinhos.

Policial – O que aconteceu aqui? Chamem uma ambulância!

Marcos – Esse louco esfaqueou minha esposa e depois partiu para cima de mim! – apontando para Felipe no chão, com Lavínia nos braços e com a faca próxima a seu pé.

Felipe – Isso é mentira! MENTIRA! ELE ESTÁ MENTINDO!

Vendo a faca próxima a Felipe e seu corpo ensanguentado, o policial dá uma ordem:


Policial – Prendam este homem!

Felipe – Mas não fui eu! Foi ele! Eu não fiz nada, nós estávamos aqui conversando e ai...

Policial – Fique quieto! Tudo o que você disser poderá e será usando contra você no tribunal!

Os médicos chegam.

Médico – Levem-na para o IML!


Os policiais levam Felipe.

Marcos pega o filho no colo e começa a chorar.


Cena 3 / Festa / Salão / Interior / Noite.

Maira – Eles acabaram com a festa do meu casamento!

Lídia – Isso é que dá convidar gentinha de baixa renda!

Roberto – Ele era o garçom Lídia!

Lídia – Mas e o dono do restaurante? Restaurante esse que comandavam os garçons e o Buffet, indicado por você!

Roberto – Há claro, agora a culpa é minha?

Lídia – Se tivesse deixado que eu cuidasse do Buffet, isso não teria acontecido e a festa de casamento da minha filha, não teria terminado nisso...

Leandro – Bom, vamos para casa? É o melhor que fazemos neste momento!

Maira – Isso, como assim a policia vai tomar conta de tudo isso aqui mesmo!

Roberto – É o melhor a fazer depois do... Incidente!

Lídia – Incidente não, do assassinato!



Cena 4 / Delegacia / Sala do delegado / Interior / Noite.

Delegado – Por quê? É só o que eu quero que você me diga! Por que tamanha brutalidade com a esposa do seu patrão? Vingança?

Felipe – Não! Não fui eu quem a matou  delegado, entenda isso!

Delegado – Será muito mais fácil para você confessar e dizer os motivos, a pena poderá ser reduzida!

Felipe – Eu não vou confessar uma coisa que eu não fiz, eu já lhe contei como foi tudo, nós tínhamos um caso e ...

Delegado – E ela desistiu do caso e por vingança você a matou!

Felipe – Não, NÃO FOI ISSO!

Felipe levanta furioso

Delegado – Calma garotão! Melhor, vai se acalmar lá dentro. Levem-no!




Cena 5 / Casa de Roberto / Quarto de Maíra / Interior / Noite.

Maira – Infelizmente não saiu como planejei!

Leandro – Mas a cerimônia foi linda!

Maira – Mas, a festa cuidei de tudo com tanto carinho e deu nisso!

Leandro – Eu vou a cozinha beber um copo de leite! Volto já!

Cena 6 / Casa de Roberto / Cozinha / Interior / Noite.

Lídia – Então como está sendo as primeiras horas de casado?

Leandro – Já disse que poderia estar melhor!

Lídia – E a minha situação com Roberto cada segundo pior!

Leandro – Você preferiu isso!

Lídia – Vamos fugir? Sumir não sei!

Leandro – Agora? Depois de me fazer casar com a sua filha?

Lídia -  É melhor vê-la sofrendo agora, do que daqui a 20 anos ela estar na mesma situação que eu, vivendo um casamento infeliz! Por que é isso que vai acontecer!

Leandro – Eu só me casei com ela, por que você pediu! Por mim estaria nesse momento passando a lua de mel com você!

Os dois se beijam.

Roberto entra.

Roberto - O que está acontecendo aqui?!




Cena 7 / Delegacia / Corredor / Interior / Noite.

Felipe é encaminhado à cela.

Policial – Quando eles souberem o que você meu caro, você terá problemas!

Felipe não fala nada.

O policial o coloca em uma cela com mais 16 homens.

Um deles, o mais forte e mais alto se aproxima.

Preso – O que você fez?

Felipe não responde.

Preso – Eu “to” falando com tu “rapa”!

Felipe – Nada! Eu sou inocente! Eu não vou ficar aqui por muito tempo!

Preso – Inocente mermo? Aqui todo mundo é inocente! Né não rapaziada?

Os outros presos começam a rir.

Felipe – Por favor, me deixa em paz?

Preso – Fica pianinho comigo hein? Hoje eu te deixo quieto, mas amanhã eu quero sabe o que tu fez! “Tamo” entendido?




Cena 8/ Casa de Roberto / Cozinha / Interior / Noite

Roberto – É isso mesmo que eu estou vendo? A minha mulher aos beijos com o marido da minha filha?

Lídia – Sim! É exatamente isso, ou você pensou o que? Que eu seria obrigada a ficar com você o resto da minha vida? Sofrendo?

Roberto da um tapa na cara da esposa, que imediatamente da um grito.

Leandro segura o braço de Roberto.

Leandro – Nunca mais repita isso na minha frente!

Roberto – Vocês dois não são dignos de respeito! Fazer isso...

Maira entra na cozinha
Maira – Fazer o que papai? Que gritaria é essa?

Leandro – Nada Maira, volta pro quarto, por favor!

Roberto – Não! Não volta não, ou você acha que eu vou ficar quieto e deixar a minha filha ser enganada por vocês dois?

Maira – Enganada? Alguém quer fazer o favor de me explicar o que está acontecendo aqui?

Roberto – Sua mãe e esse cretino nos enganaram esse tempo todo!

Maira – Nos enganaram? Agora mesmo é que não estou entendo!

Roberto – Eles têm um caso Maira! São amantes, dormem juntos a sei lá quanto tempo!

Maira – Que? Não, claro que não!
Olhando para a mãe e o marido, sem saber direito o que pensar.

Roberto – Acabo de flagrá-los aos beijos!

Maira – Me diz que isso é mentira Leandro? Por favor!

Leandro apenas balança a cabeça negativamente.

Maira se aproxima da mãe.

Maira – Como você pode ter coragem de fazer isso comigo?

Lídia – Você tem que entender que ...

Maira – CALA A BOCA! Eu não tenho que entender nada! Você destruiu a minha vida!

Roberto – Saiam os dois da minha casa!

Lídia – Eu vou sair mesmo, mas não por que você está mandando e sim por que finalmente eu posso me ver livre de você! Dessa vida ridícula e monótona que eu sempre levei!

Leandro vai para o quarto arrumar as coisas.

Cena 9 / Casa de Roberto / Cozinha / Interior / Noite



Roberto – E você vai sair daqui, mas não vai levar nada, NADA!

Lídia – De você eu não quero nada mesmo!

Roberto – Perfeito, pode esperar lá em baixo!

Lídia – Eu vou antes dar tchau aos meus filhos, por que eu vou voltar para leva-los comigo!

Roberto – Os meus filhos? Não! Esses você nunca mais vai ver!

Lídia – É o que veremos!

Roberto – Só não se esqueça de quando nos casamos tinha uma pequena clausula que falava sobre adultério, e minha querida esposa, neste exato momento você está me devendo 2 milhões!

Lídia apenas o olha.

Roberto – Havia se esquecido querida? Uma exigência do seu papai! E pode ter certeza de que vou cobrar! E quero centavo por centavo!

Lídia – Você sabe que eu não tenho esse dinheiro Roberto!

Roberto – Pois é, eu sei! Seu pai tentou ser esperto, já que não lhe deixou um misero centavo! Há engano-me ele lhe deixou alguma coisa sim: Dividas! Dividas que eu paguei!



Cena 10 / Casa de Roberto / Quarto de Maira / Interior / Noite


Maira – Como você teve coragem de fazer isso?

Leandro – Eu gostava de você, mas para casar? Não!

Maíra – E por que então? Por que me iludir?

Leandro – Por que a sua mãe pediu!

Maira – Então, desde o primeiro dia você mentiu? Tudo armado pela minha mãe?

Leandro – Não! Claro que não! Eu me aproximei de você por que lhe achei bonita, por que queria ficar com você, nada mais do que isso, mas ai você me apresentou o sue pai, nós nos aproximamos e descobri sua mãe na exposição, uma mulher que eu tinha conhecido pouco antes de lhe conhecer!

Maira – Você é um cretino, um imbecil! EU TE AJUDEI, te tirei da miséria que você vivia e viveria ainda se não fosse eu, e somente eu! – batendo no peito -.

Leandro – Eu lhe agradeço, serei eternamente grato, mas...

Maira – Mas nada, sai da minha frente, sai da minha casa, sai da minha VIDA!


Cena 11 / Casa de Marcos / Sala / Interior / Noite.


Marcos – Eu nunca vou deixar esse homem se aproximar de você, nunca!

Marcos pensa em Lavínia caída no chão.

Marcos – Eu sou o sue pai, vou lhe amar mais que tudo nesse mundo, e não vou deixar que nenhum mal lhe aconteça! – limpando as lágrimas que escorreram -.

A campainha toca, Marcos está sozinho em casa e vai atender a porta.

Marcos – Quem será? Será que pensam que Lavínia será velada aqui?

Ao abrir a porta ele da de cara com um de seus garçons.

Marcos – O que você está fazendo aqui? – pergunta ele, ainda com uma lágrima nos olhos -.



Cena 12/ Rua / Carro / Interior / Noite

Leandro – Como você está se sentindo?

Lídia – Apesar de tudo, livre, pronta para ser feliz pronta para realmente ter uma vida!

Leandro – Nada disso precisaria ter acontecido se...

Lídia – Eu sei, mas eu pensei na minha filha, eu pensei que pudesse aguentar pela felicidade dela!

Leandro – Mas agora, seremos felizes!

Lídia – Roberto não vai deixar as coisas tão fáceis assim não!

Leandro – Por quê? O que ele pode fazer?

Lídia – Quando nos casamos, meu pai quis que colocassem uma clausula no contrato de casamento, algo que me protegesse, me garantisse, caso Roberto me traísse e isso desse em divórcio!

Leandro – Sim, mas o que tem essa clausula?

Lídia – Se ele me traísse teria que pagar 2 milhões, é o que os cálculos dão hoje!

Leandro – Sim, mas isso seria bom!

Lídia – Seria, se a clausula não valesse para os dois!

Leandro – Quer dizer que você deve 2 milhões para o Roberto?

Lídia – Sim, e eu o conheço, ele vai cobrar!

Leandro – Mas, nós não temos esse dinheiro, aliás, não temos nem perto disso!

Lídia – Se eu não pagar, sou presa!

Leandro – O que vamos fazer?

Lídia – Se acalma eu tenho um plano!

Leandro – Plano?

Lídia – Eu vou morrer!

Leandro – Morrer? Você tá louca, é isso?

Lídia – Eu vou forjar um acidente de carro e nós fugimos do país, simples assim!


Cena 13 / Casa de Marcos / Sala / Interior / Noite.

Mauro (garçom) – Não vai me convidar para entrar doutor Marcos – um tom sarcástico na voz -.

Marcos – Mas é claro que não, fale logo o que quer!

Mauro – O que tenho para falar, não deve ser falado na rua, se as paredes tem ouvido, imagina ao ar livre, não é mesmo?

Marcos – Olha aqui rapaz, eu estou sofrendo, minha mulher acaba de ser esfaqueada e...
Mauro – E é exatamente sobre isso que eu vim lhe falar! Então, vai ou não me deixar entrar?

Marcos – Entra logo!

Mauro – Bonita a casa e grande também, ter dinheiro é outra coisa né?

Marcos – Chega de gracinhas, fala logo o que veio falar!

Mauro – Tudo bem, se o senhor está com pressa, vamos lá!

Marcos – Eu estou esperando!

Mauro – Não vai me convidar para sentar e me oferecer uma bebida? Pensei que ricos fossem educados!

Marcos – Eu estou perdendo a paciência com você!

Mauro – Ok, ok, vamos lá! Eu vou ser bem direto, já que o senhor está tão apressado!

Marcos – Não está parecendo!

Mauro – Eu vi, que foi o senhor quem matou Lavínia!

Marcos fica paralisado por um instante.

Mauro – Eu vi, e fotografei é claro, o bom de se carregar uma máquina fotográfica sempre é esse, a gente nunca sabe quando tirar uma bela foto!

Marcos – Você não viu nada, está louco! Quem matou a minha esposa foi o Felipe!

Mauro – Doutor Marcos, eu posso lhe ajudar nisso, dizer que vi Felipe esfaqueando-a e contando uma versão que o juiz gostaria de ouvir!

Marcos – E quanto você vai querer por isso?

Mauro – Bom, pra começar um bom apartamento, num bom bairro e depois é claro, uma boa mesada mensal, aumentando todos os anos de minha vida!

Marcos – Fale uma quantia e pronto!

Mauro – Não! Essa é a minha condição! Você não tem escolha, ou aceita isso ou vai para a cadeia no lugar do Felipe!

Marcos – Está certo! Mas você vai depor no tribunal, exatamente o que eu vou te dizer!


Dia Seguinte.

Cena 14 / Casa de Marcos / Sala / Interior / Tarde.

Alice vai para a casa de Marcos após o enterro de Lavínia.

Alice – E agora? Como você vai se virar? Cuidar dessa criança ainda tão pequena e do seu irmão ainda! – com Ricardo no colo -.

Marcos – Não sei, mas eu jurei a Lavínia que cuidaria do nosso filho com todo amor!

Alice – Pobre criança, não teve nem ao menos a chance de conhecer a mãe!

Marcos – Isso por causa de um louco, de um desvairado!

Alice – Mas eu sei que você encontrará alguém que vai lhe ajudar e vai dar amor a essa criança!

Marcos – Quem sabe eu já não encontrei? –olhando para ela -.


Cena 15 / Hotel / Quarto / Interior / Tarde


Lídia – Entendeu como tudo vai acontecer?

Leandro – Mas e se isso der errado? Um acidente de carro desse porte pode realmente te matar!

Lídia – Não vai dar errado!

Leandro – E quanto ao corpo?

Lídia – Tenho um amigo que trabalha no necrotério, é só falar com ele e nos cede um corpo!

Leandro – Mas e se fizerem autópsia? Verão que não é o seu corpo! E como ele vai explicar que um corpo sumiu de lá?!

Lídia – O corpo vai estar carbonizado e é só darmos um jeito de que o corpo vá para o necrotério desse meu amigo! E quanto ao corpo? Ele pega de um sem teto, ninguém vai procurar por ele!



Cena 16 / Apartamento / sala / Interior / Tarde.

Melissa e Cristian conversam no apartamento que irão comprar

Melissa – EU gostei, é grande, espaçoso!

Cristian – É e o preço está dentro das nossas possibilidades!

Melissa – Não vejo a hora de casarmos e nos mudarmos para cá!
Cristian – Pena que Bianca não será mais nossa madrinha!

Melissa – Verdade, mas ela e Renato não combinavam muito mesmo!

Cristian – Que isso, eles tinham uma química muito legal, não melhor que a nossa é claro!



Alguns dias depois.

Cena 17 / Casa de Marcos / Sala / Interior / Manhã

Marcos – Sabe o que fazer não é Mauro?

Mauro – Claro que sei!

Marcos – É bom que não cometa erros!

Mauro – Não cometerei, fique tranquilo! Só não tente fazer nada contra mim, após o julgamento, por que se não essas fotos caem nas mãos das autoridades no mesmo momento!

Marcos – Não farei nada, agora vá!

Mauro – Que bom, seremos grandes amigos!

Marcos – Não, não seremos!


Cena 18 / Fórum / Interior / Manhã

Todos estão sentados aguardando a chegada do juiz.
O juiz chega e a anunciado, todos em sinal de respeito levantam-se
O juiz os manda sentar e abre os trabalhos.

Juiz – Estamos aqui hoje para julgar Felipe Souza, acusado do assassinato de Lavínia Mirangaba. Estão presentes o representante do ministério Público, o promotor Eduardo Palhoça. O Réu Felipe Souza e seu advogado de defesa Milton Sampaio. A banca de jurados está formada por três mulheres e quatro homens.

Juiz dirige-se para os jurados

Juiz - Em nome da lei, concito-vos a examinar com imparcialidade esta causa e a proferir a vossa decisão de acordo com vossa consciência e os ditames da justiça

Jurados – Assim o prometo!

Passados alguns minutos o juiz começa o interrogatório.

Juiz – Passo a palavra ao promotor Palhoça.

Eduardo Palhoça – Felipe Souza, conte-nos como ocorreu o assassinato.

Felipe – Eu estava na cozinha, e Lavínia chegou com nosso filho...

Eduardo – Nosso filho? O senhor então está querendo nos dizer que tinha um caso com a esposa do seu patrão?

Felipe – Sim, tínhamos há algum tempo, mas terminamos quando ela descobriu que estava grávida.

Eduardo – E por isso, por vingança o senhor resolveu mata-la com esta faca, não é mesmo, senhor Felipe? – mostrando a faca aos jurados -.

Felipe – Não, eu não a matei! Nós estávamos conversando e ele a esfaqueou pelas costas.

Juiz – Responda apenas o que lhe for pergunta senhor Souza!

Eduardo – O senhor diz que foi Marcos quem cometeu o crime, mas foram as suas digitais encontradas na faca, como explica isso?

Felipe – Quando vi Lavínia no chão, eu me abaixei e peguei a faca, e logo depois parti para cima de marcos, quando percebi o que havia feito!

Eduardo – PARTIU PARA CIMA DELE? Vejam senhores jurados, além de matar a amante ele queria também matar o patrão!

Milton – Protesto senhor juiz!

Juiz – Protesto negado!



Cena 19 / Hotel / Quarto / Interior / Manhã


Leandro – É hoje! Tem certeza do que vai fazer?

Lídia – É isso ou a cadeia!

Leandro – Eu tenho medo que de errado!

Lídia – Não vai dar errado, vai dar tudo certo, está tudo meramente calculado!

Leandro – Mesmo assim!

Lídia – Você me espera no outro carro, com passaporte falso e no momento que o carro cair e eu sair de lá nós vamos para Nova York!

Leandro – E começarmos nossa nova vida, espero que de tudo certo, se não nunca vou me perdoar!
Lídia – Vai dar certo Leandro, hoje Lídia Florence de Albuquerque Morre e nasce Tereza Milani!



Cena 20 / Fórum / Interior / Noite

Juiz – Que entre Marcos Mirangaba... Pode começar as perguntas doutor Milton.

Milton – Obrigado senhor Juiz... Marcos, segundo o senhor o meu cliente é o assassino de sua esposa, eu lhe pergunto o que o senhor fazia na cozinha na hora do assassinato?

Marcos – Minha esposa disse que iria ao banheiro, e estava demorando a voltar, então resolvi procura-la, quando a vi entrando na cozinha, fui atrás e vi Felipe segurando seu braço, quando ela se virou para sair ela a esfaqueou, eu gritei ele me viu e partiu para cima de mim! – frio e firme em cada palavra -.

Milton – Mas se o senhor viu que Felipe iria esfaqueá-la por que não fez algo para impedir?

Marcos – Eu não vi, apenas percebi o que ele tinha feito quando vi a cara de minha esposa e... – limpa uma lágrima nos olhos -.

Milton – O senhor sabia do caso que sua esposa tinha com Felipe?

Marcos – Minha esposa não tinha caso nenhum com esse homem!

Felipe – MENTIROSO!

Juiz – Silêncio senhor Felipe!

Milton – Então qual seria o motivo que Felipe teria para assassinar sua esposa?

Marcos – Eu não sei o que se passa na cabeça de um louco! O que sei é que ele sempre infernizou minha esposa, sempre deu em cima dela!

Milton – E por que o senhor nunca o demitiu?

Marcos – Por que era o meu melhor garçom!



Cena 21 / Casa de Roberto / Sala / Interior / Manhã

Roberto – Sua mãe sabe que vai pagar muito caro pelo que fez!

Maira – Eu ainda não acredito que ela teve coragem de fazer isso pai!

Roberto – Mas teve! Enganou a mim, mas principalmente enganou a você!

Maira levanta e senta novamente.

Roberto – o que foi?
Maira – Não sei, uma tontura!



Cena 22 / Fórum / Interior / Manhã


Juiz – Que entre a principal testemunha, o senhor Mauro Vila!

Mauro entra e senta-se.

Juiz – O senhor promete falar a verdade, nada mais que a verdade somente a verdade, sabendo que a falta com a verdade diante deste tribunal ocasionará em processo por testemunho falso.

Mauro – Juro!

Eduardo se aproxima de Mauro e começa a perguntar.

Eduardo – Conte-nos o que você sabe, Felipe e Lavínia tinham ou não um caso?

Mauro – Não, apesar de ele sempre dizer que gostava dela e a queria, usando palavras que eu não gostaria de reproduzir aqui!

Felipe – Mentira, ele sabe que é mentira!

Juiz – Silêncio, eu não vou pedir novamente, a próxima o senhor será retirado deste tribunal!

Milton – Por favor, Felipe, é pior você fazer isso!

Eduardo – E na noite do crime, conte-nos como aconteceu!

Mauro – Eu estava voltando para a cozinha para buscar mais bebida, entrei por uma porta que fica atrás de onde Felipe estava, escutei toda a discussão e vi quando ele pegou a faca e cravou nas costas de dona Lavínia!

Eduardo – Sem mais perguntas senhor Juiz!

Juiz – Agora o advogado de defesa!



Cena 23 / Rua / Carro / Interior / Tarde

Leandro – Agora não tem mais volta!

Lídia – Em algumas horas estaremos Livres!

Leandro – Quero ver a cara de todos quando souberem da notícia!

Lídia – Eu não acho bom você ficar e ir só depois, por mim fazíamos como havíamos combinado!

Leandro – Assim será melhor, eles podem desconfiar!

Os dois se beijam e Lídia entra no carro em que vai fazer o acidente.


Cena 24 / Fórum / Interior / Tarde

Juiz – Bom senhores jurados, vocês ouviram as testemunhas, agora reúnam-se e decidam com a maior imparcialidade possível!

Os jurados saem da sala.

Felipe – Então doutor? O que acha?

Milton – Infelizmente a situação não é favorável para você!

Felipe – Mas eles mentiram em tudo!

Milton – Todas as provas apontam para você Felipe, eu lhe aconselho a assumir, sua pena será reduzida!

Felipe – Assumir uma coisa que eu não fiz? Nunca! Eu sou inocente!





Cena 25 / Rua / Carro / Exterior / Noite

Lídia dirigi pela cidade pensando nos filhos e no futuro que terá ao lado de Leandro. Olha para banco de trás e vê o cadáver que para todos os efeitos será o seu.
Então ela avista o ponto onde haviam marcado para o acidente acontecer, ela vira toda a direção do caro e o atira no penhasco. Enquanto o carro cai ela abre a porta e atira-se, cai rolando o penhasco. Quando para de rodar percebe que está com a cabeça cortada e o corpo todo ralado, olha para a frente e vê o carro com a gasolina vasando. Ela sai correndo de perto do carro e alguns minutos depois ouve a explosão.

Lídia – Morre Lídia Florence de Albuquerque! Bem vinda à vida Tereza Milani!


Cena 26 / Fórum / Interior / Noite.
Os jurados voltam da sala de votação.

Juiz – Bom, analisados os fatos, e após os votos dos jurados, vou ler o resultado e dar sentença!

Marcos – É agora que esse infeliz pagará!

Fim do Capítulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário