sábado, 26 de novembro de 2011

Marcas do Passado
                                                       Capítulo 1
                              (28/11/11)

Novela de William Costa.


1ª fase
Rio de Janeiro, 1986.
Cena 1 / Em uma rua qualquer / tarde

Melissa sai de uma produtora de filmes adultos, apressada, segurando sua bolsa vermelha com muita força, como se nela estivesse seu futuro, sua feição era como se tivesse feito algo de que sabia que iria se arrepender.

Melissa – “ Eu não acredito que fiz isso, e agora? Se alguém descobrir  que fiz esse tipo filme, minha carreira que nem ao menos começou, vai acabar!”

Cena 2 / Mansão San Martino / Sala / Interior/ Tarde

Roberto – Não se preocupe Jorge, pode ir tranquilo, eu lhe mando balanço de tudo, com segurança não se brinca meu amigo!

Jorge – Você sabe como me dói fazer isso, não sabe?! Minha vida é esta empresa!

Roberto – Mas depois do que aconteceu com Andrea, é o melhor que você tem a fazer.

Jorge – Você está certo, é a vida da minha filha que está em jogo.

Roberto – Não se preocupe...

Se levantando e aproximando-se do amigo, que está na porta. Coloca a mão em seu ombro, e o aperta.

Roberto – Você sabe que a empresa ficará em segurança, em minhas mãos! E assim que esses homens forem presos, você volta e assume o seu lugar!

Jorge – Não sei o que seria de mim sem você meu amigo.

Os dois se abraçam e Roberto da um sorriso satisfeito.




Cena 3 / Casa de Roberto / Sala / Interior / Tarde
Lídia – Seu pai vive para essa droga de empresa, que nem dele é minha filha, enquanto eu e vocês ficamos trancados nesta casa.

Maíra – Ele faz isso para o nosso bem mamãe, para termos a vida de luxo que levamos.

Lídia – Não, ele faz isso para se manter longe de nós, seu pai casou-se comigo obrigado, ele nunca, me amou, nunca teve desejos por mim, nunca me tratou como uma mulher de verdade, nunca me disse um “eu te amo”!

Maíra – É o jeito dele mamãe, simples assim!

Maira levanta, e sai. CAM close no rosto de Lídia.

Cena 4 / Restaurante de Marcos / Cozinha / Interior / Tarde
Lavínia chega e ao saber que o marido não está vai à cozinha.

Lavínia - Felipe?!

Parada na porta, olhando-o.

Felipe – Meu amor!

Ele se aproxima, mas ela o para com a mão.

Lavínia – Você é louco ou que?!

Felipe – Louco sim, louco por você!

Lavínia – Você sabe que aqui não é hora, nem lugar para isso, já pensou se o Marcos nos pega?!

Felipe – Seria bom sabia?! Assim acabava isso, você vinha morar comigo e pronto!

Lavínia – Há claro, simples assim né?! E a minha vida? Você bem sabe que não sou uma mulher simples, tenho gastos e meu querido, por mais que eu goste de você... Você é...

Felipe – Apenas um garçom, eu sei, já ouvi isso mil vezes, mas eu te amo e isso é o que importa!

Lavínia – É tudo muito bonito, mas amor, não paga conta, não paga viagens, não paga nada!

Felipe – E você prefere tudo isso a ser realmente feliz?

Lavínia – Nesse momento sim meu amor! Agora, eu vou ir lá pra frente por que o Marcos já deve estar chegando e eu não...

Felipe – Não quer que ele nos veja juntos, eu sei disso também... Amanhã a noite no meu apartamento!

Lavínia – Certo!

Felipe a olha até que ela se vira na porta e lhe manda um beijo.


Cena 5 / Restaurante de Marcos / Salão principal / Interior / Tarde

Marcos está chegando ao restaurante e vê Lavínia sair da cozinha.

Marcos – O que estava fazendo lá dentro?!

Lavínia – Nada, fui... Fui ver se você estava lá!

Marcos – Claro. Não me lembro de ter marcado com você!
Se aproximando dela, desconfiado.

Lavínia – E não marcou nada mesmo meu amor, estava fazendo umas compras e passei por aqui para lhe dar um beijo! 

Marcos – Tá certo - Após beijá-la, ele se afasta- mas agora vá, por que tenho muito o que fazer aqui!






Cena 6 /  Campos dos Goytacazes / casa de Bianca / sala / Interior / Tarde
Bianca – Papai é o melhor que eu tenho a fazer, a cidade grande vai me dar uma chance maior, se eu ficar aqui, vou fazer o que? Escrever em um jornalzinho local? Não foi para isso que eu estudei.

Pai – Só não nos abandone Bianca, não suma no mundo!

Segurando a mão da filha.

Bianca – Jamais papai, e lá eu vou poder lhe dar uma vida melhor, digna, e pagar por todos esses anos que você se matou pra que eu estudasse!

Pai – Não quero que você pague nada, fiz por que era minha obrigação!

Os dois se abraçam, e uma lágrima escorre dos olhos de Bianca.

Cena 7 / Rua no rio de Janeiro / Em frente a um Teatro / Exterior / Tarde

Melissa passa por um teatro e vê que estão dando aulas de interpretação.

Melissa - É aqui que eu vou começar minha carreira! Esquecer o que fiz... A partir de hoje serei
Melissa Mendes, e serei a melhor atriz deste país!

CAM Close no rosto de Melissa e depois no painel.

Cena 8 / Casa de Roberto / Sala / Interior / Noite
Lídia lendo uma revista, sentada no sofá.

Lídia – Você o que? Ser presidente da empresa? Agora pronto! Agora mesmo que você não sai da droga daquela empresa!

Lídia se levanta com raiva.

Roberto a olha indignado.

Roberto – Droga daquela empresa? – ele levanta o tom de voz- A DROGA DAQUELA EMPRESA É QUE PAGA AS SUAS ROUPAS, AS SUAS JÓIAS, AS SUAS VIAGENS, A VIDA MANSA QUE VOCÊ LEVA!

Lídia – Não grite! Eu estou do seu lado!

Joga a revista em cima da mesa de centro.

Roberto – Como você pode, dizer isso? Sabe que sempre trabalhei para poder chegar a presidência do grupo e quando dou a notícia da melhor coisa que aconteceu na minha vida é isso que você diz?!

Roberto, em pé na porta, bate com a mão na parede furioso.

Lídia – Melhor coisa Roberto?

 Ela olha para ele com ar de surpresa e sarcasmo

Lídia - Olha o que você está dizendo, nós temos três filhos e a coisa mais importante para você é a empresa!

Roberto – Não foi isso que eu disse você está distorcendo tudo!

Lídia – Eu só estou com você ainda por causa dos meus filhos, se não...

Roberto – Se não o que? Tinha se separado? Duvido você não teria coragem, não teria como se sustentar, nunca fez nada da sua vida, por que eu...

- bate no peito-

Roberto - ... Eu sempre trabalhei na droga daquela empresa como você diz!

Ele vira as costas.

Lídia – Aonde você vai?!

Caminhando atrás dele, até a porta.

Roberto – Sair... Comemorar... fazer qualquer coisa, longe de você!

Ao sair bate a porta.

Cena 9 / Bahia.

Mostra cenas de Salvador.

Cena 10 / Um barraco / Frente / Externo / noite.

Um jovem sai de um barraco com uma mala.

Leandro - Cansei dessa vida, cansei de ser um ninguém...

 Virando-se para a casa que acabará de sair

Roberto - VOU MOSTRAR AO MUNDO O MEU TALENTO... Eu sou um artista plástico, não preciso viver nessa miséria!

Moça – Leandro “cê” tá louco é?!

A moça o olha, parecendo confusa.

Leandro – Não, só cansei dessa vida miserável, eu tenho talento, todos que veem minhas obras dizem isso, vou para o Rio de Janeiro e vou ser famoso!

Cena 11 / Rodoviária / Rio de Janeiro / Próximo ao ônibus / Exterior.

Bianca chega à cidade maravilhosa.

Caminhando apressada e estranhando o grande número de pessoas ela esbarra no jovem Renato Lima.

Bianca – Me desculpe, por favor!

 Abaixando-se para pegar a bolsa que deixará cair com impacto.

Renato – Imagina, não foi nada, você está bem?!

 Abaixado também para juntar uns papeis.

Os dois sobem junto e se encaram por alguns segundos, sem que nenhum dos dois fale nada.

Bianca – Estou bem sim, me desculpe!

Renato – Já lhe disse: não foi nada, prazer Renato Lima!

Bianca – Prazer, Bianca Castanheira!

Renato – Pelo jeito, você não é daqui não é?!

Bianca – Nossa, está tão na cara assim?!

Renato – Pelo seu nervosismo!

Os dois riem.

Renato – Quer tomar alguma coisa comigo?

Bianca – EU nem lhe conheço, e você...

Renato – Tá certo, eu me apresento de novo!

Eles riem novamente.

Bianca – Está certo vamos então!


Cena 12 / Aeroporto / Sala de embarque / Interior / noite.

Roberto vai ao aeroporto se despedir do amigo Jorge e da família.

Roberto – Vá tranquilo, eu seguro as pontas por aqui!

 Passando a mão na cabeça da pequena Andréa.

Jorge – Eu sei, confio em você, sei que o grupo vai estar em boas mãos!

Batendo a mão no ombro do amigo.

Roberto – Eu tenho certeza que você voltará logo e vai retomar os negócios!

Jorge – Mas enquanto eu não volto, eu sei que você cuidará de tudo com o maior zelo!

Roberto – É claro que sim!

Os dois se abraçam e a família vai.

Cena 13 / Casa de Roberto / Cozinha / Interior / Noite

Lídia – Venha Leonardo, está na hora do lanche!

  Colocando os pratos na mesa

Maíra – Mamãe, não entendo por que esse mau humor em o papai assumir a presidência do grupo, é o melhor para a nossa família!

 Sentando-se na cadeira

Lídia – Minha filha, a minha vida já é chata com o seu pai sendo apenas um executivo, imagina agora, sendo diretor presidente?!

Maira – Chata mamãe?! Não acho sua vida chata, vocês sempre saem, se divertem, você sempre usa as roupas mais bonitas e caras, sempre nas revistas

Lídia – E isso é ser feliz?! Desculpe-me minha filha, mas felicidade é ter amor, é ter um companheiro, para o seu pai, eu não passo de uma boneca que ela enfeita e apresenta a sociedade carioca!

Maíra – Pois eu espero que meu marido seja famoso, pois adoro a mídia, eu queria a sua vida mamãe!

Lídia – Não fale besteira... Cadê essas crianças?! LEONARDO, LUANA!

Cena 14 / Casa de Marcos / Quarto / Interior / noite

Lavínia – Você é louco?! Me ligar a uma hora dessas!
....
Lavínia – Não importa Felipe, eu estou na minha casa, há empregados aqui, se algum deles escuta isso, nós estamos perdidos!
....
Lavínia – Nós já conversamos hoje, e o Marcos não gostou nada de me ver saindo da cozinha! Amanhã nós nos vimos, eu vou desligar!

Cena 15 / Restaurante de Marcos / Cozinha / Interior / noite

Marcos – Usando o telefone Felipe?! Saiba que a ligação será cobrada do seu ordenado! – parado atrás do funcionário -

Felipe – Me desculpe seu Marcos, era uma ligação urgente!

Marcos – Eu já anotei o horário da ligação, quando a conta chegar, nós conferimos o número e eu desconto de você!

 Com um caderno de anotações na mão.

Felipe – Claro!

Marcos – Que isso não volte a acontecer! Certo?!

Felipe – Sim senhor! – abaixando a cabeça e assentindo.

Marcos – Ótimo! Agora, aprontem-se, nós já vamos abrir!

Olhando para todos os garçons.

Cena 16 / Cafeteria / Rodoviária / Interior / noite

Bianca – Nossa já quase nove horas!

Renato – Quando a conversa é boa, é assim, as horas passam e a gente nem percebe!

Bianca – Realmente, mas agora tenho que ir, a pensão em que vou ficar deve estar preocupada já, eu disse que chegaria logo depois das 15 horas!

Renato – E onde é essa pensão?!

Bianca – Penha! Conhece?!

Renato – Claro! Eu faço aulas de teatro lá! Deixa-me ver o endereço!

Bianca lhe entre o papel com endereço.

Renato – Acho que você não vai se livrar tão cedo de mim não, essa pensão é ao lado do teatro e eu tenho que ir para lá, vamos dividir o táxi?!

Bianca – Você está falando sério?! Nossa muita coincidência!

Os dois caem na gargalhada.

Cena 17 / Teatro / Interior / noite.

Melissa entra e procura o diretor.

Melissa – Com licença?! – cutucando o braço de um rapaz-

Cristian – Sim?! –Virando-se para a garota-

Melissa – Eu gostaria de falar com o diretor, quero me inscrever no curso!

 Cristian – Há claro, ele está ali...

 Apontando para um homem no palco.

Cristian - Aquele sentado no palco com um casaco preto!

Melissa – Obrigada!

Caminhando em direção ao palco. Cristian a observa.

Cena 18 / Dia seguinte / Casa de Marcos / Sala / Interior / manhã.

Marcos – Vai almoçar no restaurante hoje meu amor?!

Lavínia – Não, não, hoje vou almoçar com a Alice, vamos ao shopping fazer umas comprinhas e a tarde iremos a praia!

Marcos – Almocem lá, eu faço questão, a dias não vejo Alice!

Lavínia – Tudo bem, se ela aceitar, nós vamos!

Marcos – Tudo bem! Agora eu vou indo, por que hoje é dia de folga de dois garçons, o trabalho é mais puxado!

Lavínia – Claro, mas não vai sair sem o meu beijo!

Levanta-se e vai até Marcos lhe beijar.

Cena 19 / Casa de Roberto / Sala / Interior / manhã.

Roberto - Hoje é o meu primeiro dia como Diretor Presidente do grupo!

 Olhando-se no espelho, orgulhoso.

Maira – Parabéns papai, finalmente você foi reconhecido!

Roberto – Eu esperava ouvir isso da sua mãe!

Lídia entrando na sala.

Lídia – Esperava, mas não vai ouvir, você sabe o que penso a respeito disso!

Roberto – Bom, não vou discutir com você, estou feliz de mais para entrar nas suas briguinhas! –pegando sua maleta-.

Lídia – (tom) Ou para fugir da verdade?!

Maira – Chega! Por favor?!

Roberto – Vou indo, até a noite, por que nesse clima, nem almoçar eu venho!

Saindo.

Lídia – Você nunca vem meu querido!

Maira – Mãe! ... Tchau pai!

Roberto sai.

Lídia – Viu? Mal começou como presidente e nem almoçar ele vem mais!

Maira – Eu também não viria mamãe!

Lídia – Você quer dizer que a errada sou eu?!

Maira – Sim! Claro que é o papai da à vida por nossa família e você não reconhece isso, só sabe reclamar!

Lídia – Eu reclamo por que não tenho um marido em casa, não tenho um amor, esse que vive comigo é um empresário e nada mais!

Saindo da sala.

Cena 20 / apartamento de Felipe / Sala / Interior / manhã.

Felipe – Pensei que você não fosse vir!

Lavínia – Claro que eu vinha né?! Eu estava com saudades.

Felipe – Sei, entra logo!

Os dois se beijam e vão para a cama.

Horas depois.

Lavínia – É tão bom ficar assim com você! 

Deitada com a cabeça em seu peito.

Felipe – Então? Por que não largar tudo e vir morar comigo? Começar uma vida nova?!
Mexendo carinhosamente no cabelo dela.

Lavínia – Felipe, de novo esse assunto? Já disse que é impossível, eu não vou largar a minha vida para viver em uma miséria!

Levantando o corpo e olhando para ele.

Felipe – Eu não vou ser garçom para o resto da minha vida!

Passando a mão no rosto dela.

Lavínia – E vai ser o que então? Hã me diga, rico, empresário? O que?

Sentando-se na cama.

Felipe – Eu posso trabalhar em outro lugar, numa grande empresa, não sei!

Lavínia – Está ai, ”Não sei”, isso não é resposta, eu já fui pobre Felipe não vou voltar a essa vida miserável, de contar moedinhas, não!

Felipe – Vai embora, por favor!          
                          
Lavínia – Como?

Felipe – Sai da minha casa!

Lavínia – Para de bobagem Felipe, você sabe que eu sempre pensei isso, eu nunca lhe escondi isso, vamos viver a nossa realidade, assim está tão bom!

Felipe – Bom para quem? Para você? Por que não é isso que eu quero para mim, eu quero casar, ter filhos e ser feliz ao lado de alguém até o último dia da minha vida!

Lavínia – Chega desse assunto, por favor? Vamos ficar numa boa, não é todo dia que eu posso ficar com você!

Felipe – Dinheiro? É só nisso que você pensa? Você prefere ser infeliz ao lado de um homem que...

Lavínia – Cala a boca e me beija!

Os dois se beijam.

Cena 21 / Restaurante de Marcos / Salão / interior / manhã.

Marcos – Então Roberto, está gostando?!

Roberto – Sua comida é ótima meu amigo!

Marcos – Obrigado!

Alice entra no restaurante.

Marcos – Me de uma licença Roberto, depois volto bom almoço!

Marcos vai até a Alice.

Marcos – Alice! Como está?

Alice – Bem, e você querido!

Marcos – Trabalhando, e Lavínia?

Alice – Lavínia?! Eu é que deveria lhe perguntar isso não acha?

Marcos – Sim, se você não tivesse passado a manhã com ela!

Alice – Como é que é?! Querido acabei de chegar de Paris, não vejo Lavínia a pelo menos 20 dias!

Marcos – Como?!

Alice – Não estou lhe entendendo Marcos!

Marcos – Você deve ter reserva não é mesmo.

 Chama a recepcionista

Marcos - Ela vai lhe acompanhar até sua mesa!

Alice – Claro, mas está tudo bem?!

Marcos – Oi? Há sim, está!

Cena 22 / Pousada / Frente / Exterior / tarde

Bianca está entrando na pousada quando escuta seu nome.

Renato – BIANCA?!

 Chegando perto da escadaria da pousada.

Bianca – Renato?! Tudo bem?!

Virando-se e parecendo surpresa com Renato.

Renato – Melhor agora!

Bianca – Então, o que tá fazendo por aqui?!

 Descendo os degraus que havia subido.

Renato – Ensaio, mas começa mais tarde então eu pensei... Não sei... Se você quiser tomar alguma coisa comigo, claro se não tiver nada para fazer!

 Olhando para os lados, envergonhado.

Bianca – Se eu entendi você está me convidando para sair?!

Os dois começam a rir

Renato – Bom, é isso mesmo!

Bianca – Bom, eu não tenho nada para fazer agora, então vamos lá!

Os dois saem caminhando e conversando.

Cena 23 / apartamento de Felipe / Quarto – sala / interior / tarde.

Lavínia – Agora tenho que ir!

 Passando batom em frente ao espelho.

Felipe – Já?

Lavínia – Claro, passei o dia inteiro aqui!

Deitando-se ao lado dele.

Felipe – Vai amanhã ao restaurante?!

Lavínia – Não sei... Melhor não, nunca sei o que esperar de você!

Felipe – Eu sei me controlar sabia?

Lavínia – Ultimamente não está parecendo não!

Levantando-se.

Felipe – Então tá, fica lá com seu maridinho rico!

Lavínia – Ai Felipe, Ai!

Cena 24 / Lanchonete / interior / tarde.

Renato – Tá vendo aquele ali?

 Apontando para um homem, sentado em uma mesa perto da janela.

Bianca – Sim!

Renato – Além de um excelente ator ele escreve muito bem!

Bianca – É a moça com ele?!

Apontando para melissa.

Renato – Bom, eu não a conheço muito bem, ela começou ontem lá no teatro!

Bianca – Quer sentar com eles?

Renato – Você não se importa?!

Bianca – Claro que não!

Eles vão até a mesa, onde está Melissa e Cristian.

Cristian – Renato!

 Percebendo que Renato se aproxima deles
.
Renato – Olá, como estão? Essa aqui é Bianca, uma...

Bianca – Amiga, na verdade nos conhecemos ontem!

Melissa – Sentem-se!

Renato puxa a cadeira para Bianca.

Bianca – Obrigada!

Melissa – Então Bianca, o que você faz?!

Bianca – Me formei em jornalismo há pouco tempo, e estou procurando um emprego!

Melissa – Jornalista? Legal!

Cena 25 / Rodoviária / Desembarque / exterior / noite.

Leandro chega ao Rio de Janeiro.

Leandro – Finalmente, Rio de Janeiro! Agora a minha vida vai começar!
Olhando a multidão.

Cena 26 / Casa de Marcos / Sala / Interior / Noite.
Lavínia entra na sala escura.

Marcos acende a luz do abajur ao lado do sofá onde está sentado.

Marcos – Onde você estava até agora?!

Lavínia – Nossa que susto meu amor!

 Olhando para ele assustada.

Marcos – Responda a minha pergunta Lavínia!

Lavínia – Onde eu disse que estaria, oras!

Marcos – Com Alice... No shopping e depois na praia?

ainda olhando para ela, com ar de sarcasmo.

Lavínia – Exatamente! Se sabe por que está perguntando?

Indo em direção as escadas.

Marcos – Por que Alice foi almoçar no restaurante hoje... E disse que não a vê a mais ou menos 20 dias!

Se levantando e indo em direção a ela.

Lavínia para e olha para trás apavorada com a resposta do marido.

                                                                                            Fim do Capítulo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário