sexta-feira, 1 de março de 2013

Vida Fatal - Capítulo 20


Cena 1/ Mansão Albuquerque/ Suíte de Ramiro e Gisele/ Interno/ Dia
RAMIRO: Morta. A Gisele está morta. (gritando): CELINA, CELINA, CELINA!
(Celina entra)
CELINA: O que foi, seu Ramiro? O que aconteceu?
(Celina vê Gisele caída no chão)
CELINA: Dona Gisele, fala comigo, acorda. Dona Gisele, fala alguma coisa. O que aconteceu?

Cena 2/ Apartamento de Adriana/ Sala/ Interno/ Dia
(O telefone de Otávio toca e ele atende)
OTÁVIO: Alô? Oi mãe, tudo bem? Morta? Mas como? Vocês já chamaram o médico? Claro que irei até aí.
(Otávio desliga o telefone)
ADRIANA: Quem morreu?
OTÁVIO: Dona Gisele, mulher do meu chefe Ramiro. Parece que sofreu um ataque do coração.
ADRIANA: Nossa.
OTÁVIO: O velório vai acontecer agora. Você vem comigo?
ADRIANA: Acho melhor não. Eu não gosto dessas coisas de velório e enterro. Sem falar, que a minha cara não está nada apresentável. Mande os meus pêsames para seu chefe e sua mãe.
OTÁVIO: Tudo bem.

Cena 3/ Mansão Albuquerque/ Cozinha/ Interno/ Dia
CELINA: Gonçala, faça alguns chás de camomila, por favor.
(Celina vai para a sala e recebe a funerária)
CELINA: Pode colocar o caixão aqui, ao lado da mesinha de centro.
(A funerária sai. Celina olha para o rosto de Gisele)
CELINA: Minha amiga, quanta saudade eu terei de você, das nossas conversas. Descanse em paz.
(Celina chora sobre o caixão de Gisele e Ramiro vê a cena, do alto da escada)

Cena 4/ Faculdade/ Sala de aula/ Interno/ Dia
JULIANA: O que significa isso?
(Sérgio e Roberta param de se beijar)
SÉRGIO: Ju?
JULIANA: Você não presta.
(Juliana sai e Sérgio corre atrás dela)
SÉRGIO: Você está entendendo tudo errado. Foi ela que me beijou.
ROBERTA: Não fala comigo, Sérgio.
(Juliana sai. Sérgio volta a falar com Roberta)
SÉRGIO: A culpa disso tudo é sua.
(Sérgio sai. Carla se aproxima da amiga)
CARLA: Então era é seu plano.
ROBERTA: Magnífico, não?

Cena 5/ Paisagens do Rio de Janeiro/ Dia

Cena 6/ Mansão Albuquerque/ Sala/ Interno/ Dia
OTÁVIO: Meus pêsames.
RAMIRO: Obrigado.
(Celina se aproxima)
CELINA: Filho.
OTÁVIO: Mãe, como a senhora está?
CELINA: Abalada.
(Larissa chega. Ramiro sai para recepcioná-la)
LARISSA: Meus pêsames, seu Ramiro. Muita força nessa hora.
RAMIRO: Muito obrigado.
(Ao fundo, Otávio olha para Larissa)
OTÁVIO: Pensei que a Larissa não viria. Ela vai ao enterro também?
CELINA: Sim. Ela era amiga da Gisele, esqueceu?
(À frente, Larissa dá um abraço em Ramiro. Depois, ele sai)
PAULA: Oi, amiga.
LARISSA: Oi.
(Paula e Larissa abraçam-se)
PAULA: Dona Gisele era uma mulher tão boa. Que pena a história dela terminar assim.
LARISSA: É verdade. Ela era uma mulher e tanto. Sempre me incentivou a segurar meu casamento com Otávio.
PAULA: Falando nele, ele não para de olhar para você.
LARISSA: Impressão sua. Ele está abalado tanto quanto todos nós.
PAULA: Amiga, você e o Otávio nasceram um para o outro. Para que perder tempo? Volta para ele.
LARISSA: Não sei se é a melhor coisa a fazer. Vamos esperar o tempo curar essas feridas.
(Guilherme entra na sala da mansão e vê o corpo de Gisele)
GUILHERME: Tia.
(Guilherme abraça o caixão e chora sobre ele)
GUILHERME: Minha tia tão amada. Porque se foi? Por quê?
(Ao fundo, Otávio e Celina)
CELINA: Será que ele está sendo sincero?
OTÁVIO: Sinceridade e Guilherme são palavras que não combinam.

Cena 7/ Faculdade/ Escadaria/ Interno/ Dia
(Juliana desce as escadas. Atrás dela, está Sérgio, que a puxa)
SÉRGIO: Quantas vezes eu vou ter que dizer que quem me beijou foi a Roberta? Ela me surpreendeu com aquele beijo.
JULIANA: E você deve ter adorado?
SÉRGIO: Você não confia nas minhas palavras? Eu te amo, Juliana. E eu não faria nada para te magoar.
JULIANA: Jura?
SÉRGIO: Do fundo do meu coração.
(Juliana beija Sérgio)
JULIANA: Eu acredito em você.

Cena 8/ Paisagens do Rio de Janeiro/ Alternando em Noite e Dia

Cena 9/ Cemitério/ Interno/ Dia
(Todos que estavam no velório acompanham o enterro de Gisele. Sérgio e Juliana também estão presentes na cena. Sérgio passa por Juliana e pega o braço da garota. Ela olha para o namorado e o segue. Pedrosa vê e vai atrás do casal. Afastado de todos, Sérgio e Juliana se beijam. Pedrosa flagra o beijo de longe)

Cena 10/ Cemitério/ Interno/ Dia
(Otávio está ao lado de Celina e vê Lucélia se aproximar)
OTÁVIO: Quem é aquela mulher loira?
CELINA: Você não sabia? É a Lucélia, amante do Ramiro. Ela foi a causadora de tudo isso.
OTÁVIO: É muita cara de pau. Ela não deveria estar aqui. Eu não vou deixá-la estragar a imagem da Gisele dessa maneira.
CELINA: Filho, o que você vai fazer? Otávio.
(Otávio se aproxima de Lucélia)
OTÁVIO: Vai embora.
LUCÉLIA: Como é?
OTÁVIO: Você é a ultima pessoa da face da terra que deveria estar aqui. Vai embora.
LUCÉLIA: Olha, rapaz. Eu não saio daqui porque eu era amiga da Gisele e eu mereço me despedir...
OTÁVIO: Cala essa boca. Vai embora.
(Otávio empurra Lucélia, que cai no chão. Todos olham a cena)
(Congela em Lucélia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário