quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Água e Vinho - Capítulo 3


Cena 1, Casa de Sílvia, Quartinho de Sônia, Noite
Stela chega assustando Sônia.
Stela: Bu.
Sônia: Que susto!
Stela: Tenho uma novidade pra te contar, mana.
Sônia: Qual?
Stela: Vou casar com o filho do prefeito. Ele se chama Olavo, chegou hoje na cidade.
Sônia: Tem certeza que quer casar?
Stela: Toda! Ele é rico!
Sônia: Vai casar só por dinheiro?
Stela: Tenho que pensar no meu futuro!

Cena 2, Cidade, Dia
Amanhece.

Cena 3, Prefeitura, Dia
Stela chega.
Sílvia: Filha, o que você veio fazer aqui?
Stela: Preciso falar com o prefeito.
Sílvia: O que você quer falar com ele?
Stela: Mamãe, isso não é da sua conta, não é? O que tenho para falar pra ele, é particular.
Sílvia: Primeiro me conta o que é!
Stela: Não!
Sílvia: Então não vai entrar!
Stela: Não vou?
Sílvia: Já disse que se não falar o assunto, não entra!
Stela vai em direção a porta do gabinete.
Sílvia: Stelinha!

Cena 4, Prefeitura, Gabinete, Dia
Stela entra no gabinete, sua mãe logo atrás.
Aedo: Mas o que é isso?
Stela: Eu preciso falar com o senhor.
Aedo: Sílvia, pode sair.
Sílvia: Mas/
Aedo: Já disse, pode sair!
Sílvia sai.
Stela: Falou com o seu filho?
Aedo: Falei.
Stela: Ele vai casar?
Aedo: Passa hoje a noite lá em casa.
Stela sorri.

Cena 5, Casa do Prefeito, Dia
Olavo: Mamãe, eu disse que não vou casar!
Hilda: Olavo, você tem que obedecer o seu pai!
Olavo: Eu não quero!
Hilda: Quer acabar igual a sua irmã? Solteiro? Casa com essa moça, seu pai me disse que ela é linda!
Olavo: Era só o que me faltava, meu pai escolhendo a moça que eu vou me casar!
Hilda: Hoje a noite, a moça vem e você vai conhecê-la. Quem sabe você gosta dela, não é?
Olavo: Que raiva!

Cena 6, Sorveteria, Dia
Na sorveteria de Dona Dália, está Laurinha, uma cliente.
Laurinha: Dália, olha aquela moça lá na praça.
Dália: Que moça?
Laurinha: Aquela que ta vendendo flores.
Laura observa Sônia.
Dália: O que tem ela?
Laurinha: Tô suspeitando que a mãe dela é amante do prefeito.
Dália: Mexeriqueira!
Laurinha: Eu mexeriqueira? Que calúnia!
Dália: Toma o teu sorvete e tchau!

Cena 7, Praça, Dia
Sônia vendendo flores, Olavo chega.
Olavo: Lembra de mim?
Sônia: O moço que chegou de trem, não foi?
Olavo: Sim, gostaria de tomar algum sorvete comigo? Eu pago.
Sônia lembra que esse homem é o futuro marido de sua irmã.
Sônia: Melhor não...
Olavo: Já disse que eu pago.
Sônia: Mas o que vão pensar? O povo dessa cidade é fofoqueiro!
Olavo: Uma conversa de amigos ninguém vai se importar.
Sônia: Se for só um sorvete mesmo...

Cena 8, Sorveteria, Dia
Carolina chega.
Laurinha: Você é nova na cidade, né?
Carolina: Cheguei ontem, não conheço nada.
Laurinha: Se você quiser, te conto tudo da cidade toda.
Dália: Ei, senhora, essa aí é uma fofoqueira!
Laurinha: Ninguém falou com você, sua intrometida.
Laurinha olha para Carolina.
Laurinha: Qual o seu nome?
Carolina: Meu nome é Carolina. E o seu?
Laurinha: Laura, mas pode me chamar de Lady Laurinha.
Carolina: Eu gostaria de uma informação...
Laurinha: Sobre quem?
Carolina: Estou a procura de um homem chamado Aedo, se não me engano, ele é prefeito.
Laurinha: Sei quem é!
Carolina: Me diga tudo que você sabe sobre esse homem.

Cena 9, Praça, Dia
Sônia e Olavo já tomaram sorvete.
Sônia: O sorvete estava delicioso!
Olavo: Adorei também, melhores que os do Rio de Janeiro.
Sônia: O meu sorvete eu vou pagar, viu?
Olavo: Não precisa.
Sônia: Precisa sim, não quero que pense mal de mim.
Olavo e Sônia se olham, encantados.
Sônia:Eu, eu eu. (Gaguejando)
Olavo a beija, ela não resiste.
Stela que estava saindo da prefeitura vê tudo de longe.
Stela: O que que é isso? Maldita! (Surpresa e com ódio)
Close em Stelinha com raiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário