quinta-feira, 28 de junho de 2012

Jogo do Poder - Capítulo 4



Cena 1 / Casa de Glória / Sala / Interior / Manhã
Continuação imediata da última cena do capítulo anterior.
Glória está parada em frente à Ana.
Glória – Ana eu não acredito que você foi capaz de roubar...
Ana – Eu não roubei nada dona Glória! Eu ganhei esse anel ontem a noite... Pelo amor de Deus acredita em mim!
Glória – Jonas! Jonas venha até aqui agora!
Corta rápido para

Cena 2 / Casa de Glória  / Sala / Interior / Manhã
Ana está em pé chorando.
Jonas – O que houve Glória? Que desespero é esse?
Glória – Foi ela Jonas! Foi ela quem roubou a casa!
Jonas – O que?
Glória – O anel no dedo dela! Meu anel!
Jonas olha para a mão de Ana coloca a mão para trás em um gesto espontâneo.
Jonas pega o telefone.
Ana – O senhor vai ligar para a polícia?
Jonas – É lógico que sim! Está tudo explicado agora: você pede para sair mais cedo, rouba a casa e quando voltamos nunca colocaríamos a culpa em você! Seu plano daria certo se você não fosse burra a ponto de  vir para cá com um anel roubado!
Glória – Você me decepcionou Ana!
Ana – Eu não roubei nada!
Jonas liga para a polícia.

Cena 3 / Mansão Adolfo / Sala / Interior / Manhã.
As malas de Adolfo estão próximas a porta. Pedro entra.
Pedro – Bom dia Lauderes!
Lauderes – Bom dia Pe... Doutor Pedro!
Pedro – Meu tio está?
Adolfo desce as escadas. Pedro olha para cima e sorri.
Pedro – Tio!
Adolfo – Pedro? O que quer aqui? Não precisa me responder, eu sei o motivo!
Pedro  - Estou aqui para prestar minha solidariedade tio, afinal, família é para isso!
Adolfo – Dispenso! Se era só isso, pode ir!
Pedro o encara. Lauderes vira o rosto e sorri.

Cena 4 / Mansão de Adolfo / Sala / Interior / Manhã
Pedro está na porta. Rogério chega.
Rogério – Tudo bom Pedro?
Pedro – Tudo ótimo doutor Rogério, mas eu tenho certeza que vai ficar melhor!
Pedro olha para o tio, vira-se e vai embora.

Cena 5 / Mansão de Adolfo / Sala / Interior / Manhã.
Rogério entra.
Adolfo – Não adianta! Você já tentou ontem e eu lhe disse que nada adiantaria, eu vou e pronto!
Rogério – Eu sei! Não vim aqui pra isso! Você sempre foi uma mula de tão teimoso meu amigo!
Os dois se abraçam.
Adolfo – Então?
Rogério tira da maleta um frasco de comprimidos.
Adolfo – O que é isso?
Rogério – Você vai tomar duas pílulas dessa antes de viajar, vai dormir e só acordar em Belém e depois, tome uma por dia! Vai te fazer bem e combater as tonturas!
Adolfo – Muito obrigado! Eu não sei o que seria da minha vida sem vocês – Olhando para Rogério em seguida para Lauderes – Que cuidaram de mim esse tempo todo! Vocês sim são verdadeiros amigos!

Cena 6 / Mansão de Solange / Sala / Interior / Manhã
Solange – Me acompanha até a casa do Adolfo meu filho?
Henrique – A casa do Adolfo mamãe? Mas fazer o que lá?
Solange – Não há tempo para explicação! Vamos?
Henrique – Eu quero entender o que está acontecendo, desde ontem que você ficou sabendo da doença do Adolfo, você ficou assim!
Solange – Tudo bem, se não quiser ir comigo eu vou sozinha!
Henrique – Você não vai explicar não é?
Solange não responde.
Henrique – Tudo bem vamos!
Henrique pega as chaves do carro.

Cena 7 / Mansão Ludovique / Sala / Interior / Manhã
Leonora olhando para o quadro dos pais.
Leonora – Eu não acredito que o império que eles construíram, desmoronou!
Manoela – Calma mamãe, eu vou salvar a nossa família!
Leonora – Eu não me conformo de ter deixado isso acontecer!
Clésio – Agora não adianta chorar o leite derramado Leonora! Minha filha sente aqui!
Manoela se aproxima do pai.
Clésio – Você tem que jogar pesado para cima do Henrique! Muito pesado!
Manoela – Eu sei o que eu vou fazer pai! Não se preocupe!
Clésio – Me preocupo sim! Ele é a nossa única salvação!
Manoela – Eu sei! Não se preocupe, ele está comendo nas minhas mãos! No jantar de ontem, eu o convenci a me pedir em casamento!
Clésio – Muito bem!

Cena 8 / Casa de Glória / Sala / Interior / manhã
A polícia chega.
Ana chora muito.
Ana – Não fui eu! Acredita em mim dona Glória, pelo amor de Deus! Eu to falando a verdade!
Jonas – Levem essa ladra daqui!
Os policiais levam Ana.
Glória – Ela me pareceu tão sincera!
Jonas – Sincera? Não me diga que está com pena dela? Essa mulher roubou a nossa casa! Reza pra essa ai não ter vendido as outras joias, por que o dinheiro a gente não recupera mais!

Cena 9 / Mansão de Adolfo / Frente / Externo / Manhã
Adolfo entra no carro.
Lauderes – Boa sorte doutor Adolfo!
Adolfo – Cuide de tudo enquanto eu estiver fora!
Rogério fecha a porta do carro.
O carro parte.

Cena 10 / Mansão de Adolfo / Sala / Interior / Manhã
Solange e Henrique entram.
Solange – Bom dia Lauderes? Me diga que o Adolfo ainda está em casa!
Henrique – Bom dia!
Lauderes – Acabou de sair dona Solange!
Solange – Não! Não pode...
Henrique – Mãe? Não acha que agora deve me contar o que está acontecendo?!
Solange não fala nada e volta para o carro.
Henrique – Me desculpe Lauderes! Bom dia!
Henrique vai atrás da mãe.

Cena 11 / Casa de Rogério / cozinha / Interior / Manhã
Rogério entra, larga as chaves do carro. Abre a porta de um armário, tira de lá um pote, dentro do pote uma chave. Ele pega e abre uma porta, escondida atrás de um armário falso. Rogério desce as escadas que levam a um porão.

Cena 12 / Delegacia / Sala do delegado / Interior / Manhã
Delegado – Então a senhora vai continuar negando?
Ana – Eu estou falando a verdade, o senhor tem que acreditar em mim! Eu ganhei esse anel do meu noivo, o senhor pode confirmar!
Delegado – Seu cúmplice!
Ana – não! Eu não roubei anda!
Delegado – Levem-na para a cela!

Cena 13 / Bar / Interior / tarde.
Jorge jogando sinuca.
Homem 1 – E ai Jorjão!
Jorge – Que é? Não tá vendo que eu to ocupado?
Homem 1 – Já soube da sua Ana?
Jorge  larga o taco e olha para o homem.
Jorge – O que tem a Ana?
Homem 1 – Foi presa! Roubou a casa dos patrões!
Jorge – Como é que é?
Homem 2 – Tua vez "meu", joga!
Jorge sai do bar.

Cena 14 / Apartamento de Maria / Sala / Interior / Tarde.
Maria – Ele não quis me receber, leu meu bilhete e não me ligou! Eu tenho que explicar a ele que não fui eu quem espalhou a notícia!
Cícero – Esquece esse velho, logo ele vai bater as botas e não vamos mais precisar ver a cara dele!
Maria – Você escutou o que acabou de dizer Cícero?  É do meu irmão que você está falando! Mais respeito e consideração por tudo que ele fez a você!
Maria sai.
Cícero – E o que ele fez por mim? Me deu um empreguinho xexelento e me joga isso na cara a anos!


Cena 15 / Belém

Cena 16 / Aeroporto Val de Cans / Belém / Interior / Noite.
Adolfo chega a Belém.
Adolfo – Que Deus me ajude!

Cena 17 / Delegacia / Frente / Externo / Noite.
Ana sai na porta Jorge a espera.
Ana – Cretino!
Jorge – Amor eu paguei sua fian...
Ana lhe dá um tapa na cara.

Cena 18 / Delegacia / Frente / Externo / Noite.
Adolfo está em um táxi e passa pela frente da delegacia, ele vê Jorge segurando o braço de Ana. Ela discute com ele.
Adolfo – Para o carro!
O taxista para. Adolfo desce.
Adolfo – Ei o que está acontecendo?
Adolfo se aproxima. Jorge olha para trás e o empurra. Um policial sai na porta. Jorge foge.
Ana – O senhor está bem?
Adolfo – Sim! E você?!
Ana – Estou bem obrigada!
Ana sai andando.
Adolfo – Moça?!
Adolfo vê Ana se afastar.

Cena 19 / Casa de Rogério / Cozinha / Interior / Noite.
Rogério sai do porão com um curativo no rosto.
Rogério – Pelo menos não preciso de ponto!

Cena 20 / Casa de Ana / Sala / Interior / Noite.
Ana chega a casa chorando. Jussara, entra na casa.
Jussara – Ana?
Ana limpando o rosto.
Ana – Oi Jussara!
Jussara – Um fiscal da prefeitura esteve aqui, deixou uma carta aos moradores!
Ana – Carta? Que carta?
Jussara entrega a Ana.
Ana – Desapropriação?
Jussara – Sim! Temos 30 dias para deixar as casas!
Ana – Meu Deus e agora?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário