terça-feira, 26 de junho de 2012

2º Capítulo - Jogo do Poder



Cena 1 / Grupo Santiago / Corredor / Sala da presidência / Interior / Tarde.
Continuação imediata da última cena do capítulo anterior.
Pedro olhando para Cícero
Cícero – Pedro? O que foi?
Pedro não responde e sai.
Cícero – Cada vez mais educado!

Cena 2 / Grupo Santiago / Sala da presidência / Interior / Tarde
Cícero bate a porta e entra.
Cícero – Com licença! Será que eu posso roubar a minha esposa um minuto cunhadinho?
Adolfo – Assim que nós terminarmos! Deixe-nos a sós, por favor!
Cícero – Claro! Com licença!
Cícero sai sorrindo e fecha a porta. Do lado de fora ele fica sério.
Cícero – Imbecil!

Cena 3 / Grupo Santiago / Sala de Pedro / Interior / Tarde.
Pedro sentado, em frente ao computador, sorrindo.
Pedro – Então quer dizer que o meu querido tio está para morrer... Isso é bom... Bom de mais!
Pedro levanta e se aproxima da janela.
Pedro – E por que esconder uma notícia como essas? Em uma hora de dor, de sofrimento, o que melhor que os amigos e os familiares para dar apoio?
Pedro começa a rir. Pega o telefone.
Pedro – Jairo? Pedro Santiago, tenho uma notícia quente para você! Só não quero meu nome envolvido...

Cena 4 / Grupo Santiago / Corredor / Interior / Tarde.
Henrique sai do elevador e esbarra em Pedro.
Pedro – Olha por onde anda Henrique!
Henrique – Desculpa Pedro! Não é cedo de mais para você estar estressadinho desse jeito não?
A porta do elevador fecha. Pedro fita Henrique com os olhos.

Cena 5 / Cemitério / Externo / Tarde.
Solange se aproxima do túmulo do marido e reconhece Rogério, que está parado, com um vaso de flores na mão.
Solange – O que você faz aqui?
Rogério olha para trás.
Rogério – Solange!
Solange – O que você está fazendo aqui Rogério?
Rogério – O mesmo que você! Eu lembro a data do falecimento do meu amigo! Está chegando, então, eu resolvi vir...
Solange – Sai daqui! Você sabe que a culpa de tudo que aconteceu foi sua!
Rogério – Eu não vou discutir com você aqui Solange! Você sabe muito bem, que eu tenho nada a ver com essa história!
Solange – Claro que tem! Saia daqui! Se não fosse você e...
Rogério – Você está ficando louca! Seria bom passar um tempo em uma clinica, não sei!
Solange – Louca? O pior de tudo é que você está tentando fazer tudo de novo...
Rogério – Eu realmente não sei por que até hoje você me julga, mas... Passar bem! Cuida-se!
Rogério sai.
Solange – Cínico!

Cena 6 / Apartamento de Agenor / Sala / Interior / Tarde.
Carmem assiste televisão. Juliano entra na sala e senta-se ao lado da mãe.
Carmem – Em casa a essa hora?
Juliano – Eu preciso de dinheiro mãe!
Carmem – Dinheiro Juliano? Não tem uma semana que você pegou sua mesada!
Juliano – Infelizmente já acabou, e eu queria me inscrever em um curso...
Carmem olha incrédula para ele.
Carmem – Curso meu filho? Que maravilha! Isso mostra que você está tomando jeito! Deixa-me ver quanto eu tenho na carteira!
Carmem abre a bolsa.
Carmem – Pode ser cheque meu amor?
Juliano – Não! Cheque não!
Carmem – Só tenho R$100,00!
Juliano assente.
Juliano - Serve! Eu pago a inscrição, a mensalidade você me da depois!
Juliano dá um beijo na mãe e sai.
Carmem – Tomara meu Deus, tomara que esse menino esteja tomando jeito na vida!

Cena 7 / Cemitério / Externo / Tarde.
Solange parada ao lado do tumulo do marido.
Ela larga as flores e começa a chorar.
Solange – Se você não tivesse...
Flash Back
“Ângelo – Eu tenho que ir atrás disso”! Se for realmente o que eu estou pensando...
Solange – Mas é impossível Ângelo! Isso seria totalmente desumano, ninguém teria coragem de fazer uma coisa dessas!
Ângelo – Será? Eu sempre achei que o...
Rogério entra.
Rogério – Bom dia!”.
Fim do Flash.
Solange – Você tinha razão!


Cena 8 / Shopping / Interior / Tarde
Samantha caminha com sacolas nas mãos. Parada em frente a uma vitrine, ela vê Otávio passar com uma jovem. Os dois estão sorrindo e com muita intimidade. Samantha vai atrás. Os dois entram no restaurante. Otávio segura a mão da mulher. Samantha observa e sai.

Cena 9 / Motel / Quarto / Interior / Tarde
Otavio entra com a mulher do shopping.
Otávio – Tem que ser rápido, por que eu ainda tenho uma reunião hoje!
Os dois se beijam e vão para a cama.

Cena 10 / Mansão de Adolfo / Sala / Interior / Tarde.
O telefone está tocando. Lauderes atende:
Lauderes – Residência Adolfo Santiago.
Mulher – O doutor Adolfo está?
Lauderes – Não senhora, quem gostaria?
Mulher – É uma amiga! Poderia anotar um recado?
Lauderes – Sim senhora! Qual o seu nome?
Mulher – O filho dele, o filho dele nasceu e está em Belém! Belém...
Lauderes – Que brincadeira é essa? Não tem mais o que fazer não fique passando trote para a casa dos outros! Passar bem!
Lauderes bate o telefone.
Lauderes – Mas era só o que me faltava mesmo!

Cena 11 / Casa de Ana / Sala / Interior / Noite.
Ana entra. Jorge está sentado no sofá em frente à televisão, com uma lata de cerveja na mão.
Ana – Jorge?
Ana larga a bolsa em cima da mesa.
Jorge – Se arruma amor, a gente vai jantar fora hoje! Vamos comer bem!
Ana – Jantar fora Jorge? Com que dinheiro?
Jorge – Vai se arrumar mulher!
Ana – A casa dos meus patrões foi assaltada hoje, eu não estou no clima de...
Jorge – Ana? Vamos, se troca de uma vez! Esquece esse problemas, afinal foi a casa deles que foi assaltada e não a sua!
Ana – Tudo bem!
Ana vai para o quarto. Jorge tira do bolso um maço de dinheiro.

Cena 12 / Mansão de Adolfo / Sala / Interior / Noite.
Adolfo entra em casa.
Lauderes – Boa noite doutor Adolfo!
Adolfo – Boa noite Lauderes! Vou tomar banho e me deitar, então pode liberar o pessoal!
Lauderes – Não senhor, só os libero após o senhor jantar!
Adolfo olha para ela e sorri.
Adolfo – Eu não sei o que seria de mim sem você!
Lauderes – Agora vá para o seu banho!
Adolfo sobe as escadas.

Cena 13 / Grupo Santiago / Sala de Pedro / Interior / Noite.
O celular de Pedro toca.
Pedro – Então? Conseguiu? Deixa eu dar uma olhada aqui!
Pedro abre uma página na internet. “Magnata dos diamantes, com os dias contados”.
Pedro – Perfeito!

Cena 14 / Beco / Rua / Externo / Noite.
Juliano se aproxima de um homem.
Homem – Trouxe?
Juliano – Tá aqui!
Homem – Só isso? Ma tu é um muquirana mesmo!
Juliano – Foi só o que eu consegui cara!
Homem – Pega isso e só volta aqui, quando tu tiver bastante grana!
Juliano olha para o homem e sai.

Cena 15 / Apartamento de Agenor / Sala / Interior / Noite.
Agenor entra e larga as chaves em cima da mesa de centro.
Carmem – E a reunião?
Agenor – Bobagens, só bobagens!
Carmem – E eu aposto que você não abriu essa sua boca não é mesmo?
Agenor – E eu ia falar o que? Não tinha nada pra eu falar!
Carmem – Se metesse! Desse ideias! Conquiste a confiança do seu irmão!
Agenor – Eu não quero discutir Carmem!
Carmem – É por isso que você não vai para frente! Você não tem coragem de enfrentar as pessoas! Você é um babaca Agenor!
Agenor – Já disse que não vou discutir!
Agenor pega as chaves e sai.
Carmem – Onde é que você vai? AGENOR?

Cena 16 / Restaurante / Salão / Interior / Noite.
Manoela – A quanto tempo não saíamos para jantar não é mesmo?
Henrique – É verdade! As coisas estão corridas de mais!
Manoela – Meu amor, a gente tá junto a tanto tempo e até hoje você nunca me falou em casamento!
Henrique – Eu pensei que você não ligasse para isso!
Manoela – E não ligava mesmo, mas são tantos anos juntos que, eu tenho vontade de ficar mais perto, de poder cuidar de você...
Henrique – Lindo isso! Mas casar agora? Está totalmente fora de cogitação! Você sabe, que o Adolfo está pensando em sair do grupo, então...
Manoela – Eu entendo! Mas poderíamos noivar? Não?
Henrique – Se esse é o seu sonho, se é a sua vontade!
Manoela pega na mão de Henrique e sorri.
Manoela – Você vai me fazer a mulher mais feliz do mundo!

Cena 17 / Mansão de Otávio / Sala / Interior / Noite.
Otávio entra.
Samantha o recebe na porta, pegando sua maleta.
Samantha – Como foi dia meu amor?
Otávio - Corrido! Não sai do grupo nem para almoçar! Mas, faz parte!
Samantha – Sabe que eu não gosto disso! Onde já se viu, ficar sem comer?
Os dois se beijam.
Otávio – Não se preocupa meu amor, com tanto trabalho nem fome eu tenho!
Samantha – Parece que eu adivinhei que o senhor não almoçou e mandei preparar o seu prato favorito!
Otávio – O que mais eu posso querer da vida? Dois filhos maravilhoso, o emprego dos sonhos e uma esposa como você?
Samantha – Você está tão tenso! Uma massagem para relaxar!
Samantha faz uma massagem no ombro dele, uma lágrima escorre de seu rosto.

Cena 18 / Apartamento de Agenor / Sala / Interior / Noite
Estão na sala, Agenor e Carmem.
Carmem – Juliano me pediu dinheiro hoje para entrar em um curso!
Agenor – Curso? Que curso?
Carmem – Não perguntei, mas fiquei muito feliz por ele finalmente estar entrando na linha!
Carolina entra na sala.
Carolina – Vocês já sabem?
Carmem olha para a filha.
Agenor – Sabem do que Carolina?
Carolina – O tio Adolfo, esta doente!
Carmem – Doente? Doente como? Como você ficou sabendo disso?
Carolina – Está em todos os sites, é só o que as pessoas estão comentando!
Agenor – Meu irmão, está doente? Mas que doença?
Carolina – Um tumor! E está com os dias contados, pode morrer a qualquer instante!
Carmem – Morrer... E a fortuna será da família!
Agenor – Que isso Carmem? Eu acabo de saber que o meu irmão está prestes a morrer e você me vem com esse assunto?
Carmem – E não falar na herança vai fazer ele se curar?
Carolina – Não discutam, por favor!
Carmem – Se aproxima o mais de pressa possível do Adolfo! Puxe o saco, faça qualquer coisa, mas nos temos que tirar algum benefício dessa morte!
Agenor a olha, incrédulo.
Agenor – Eu não estou escutando isso... Sinceramente, eu não consigo acreditar que você não está sensibilizada!
Carmem – Agenor? Sensibilizada com Adolfo? O que foi que aquele homem fez para nós durante todos esses anos para que eu ficasse sensibilizada com a morte dele?
Agenor balança a cabeça negativamente.

Cena 19 / Mansão de Otávio / Sala / Interior / Noite.
Samantha – O jantar já vai ser servido e Marcela ainda não chegou!
Otávio – Nossos filhos cresceram, tem suas próprias vidas agora!
Marcela abre a porta.
Marcela – Gente vocês nem sabem o que acabei de ler!
Otávio – Boa noite minha filha!
Marcela – Boa noite papai! Se bem que vocês já devem saber!
Samantha – Saber o que minha filha?
Marcela – O tio Adolfo está com um tumor e pode morrer a qualquer momento!
Otávio olha sério para a filha.
Samantha – Como? Como você sabe disso?
Marcela – Estava na faculdade, abri uma página na internet e estava lá “Magnata dos diamantes, com os dias contados!”
Otávio – Meu Deus... Então é por isso que ele anda tão estranho!
Samantha – Coitado!
Marcela – Pensei que vocês já soubessem!
Otávio - Quando é que o seu tio nos conta alguma coisa Marcela?
Marcela assente.
Samantha – E agora? Coitado, como ele deve estar se sentindo!
Otávio – Não sei, e também não estou preocupado! Se ele quisesse o nosso apoio, teria nos contado!
Samantha – Não pense assim Otávio! Ele pode estar desnorteado, sem saber o que fazer!
Otávio – Não! Não está! Adolfo sempre foi assim! Nunca quis compartilhar a sua vida conosco! Nós que somos a família dele! Tem mais é que morrer sozinho!
Samantha – Ele tem os seus motivos para ser da maneira que é! Ou será que você se esqueceu tudo que ele passou? Ele perdeu a esposa grávida, e foi recebendo a cada mês, um pedaço dela! Como você se sentiria? E o pior, ele nunca soube quem fez isso!
Otávio – E ai desconfia de tudo e todos, e nos trata da maneira como você bem sabe! Nós não tivemos culpa do que aconteceu! Nós somos a família dele!

Cena 20 / Mansão de Adolfo / Sala / Interior / Noite.
O telefone toca. Lauderes vai atender.
Adolfo – Pode deixar Lauderes, eu atendo!
Lauderes – Sim senhor!
Adolfo – Alo?
...
Adolfo – Sim é ele, quem gostaria?
...
Adolfo – Que brincadeira sem graça é essa?
...
Adolfo – Se você estiver...
...
Adolfo – Onde eu posso encontrá-lo?
...
Adolfo – Belém?
Lauderes olha para Adolfo.
Adolfo – Alo? Alo?
Lauderes – Quem era doutor Adolfo?
Adolfo – Alguém... Dizendo que... Que o meu filho está vivo!
Lauderes – Já haviam ligado hoje pela manhã, mas é claro, que é uma bobagem!
Adolfo – Não é! Ainda mais que a pessoa insistiu e depois do que me disse! Eu tenho que conferir isso!
Lauderes – Doutor, mas isso é uma bobagem! É impossível a criança estar viva! São mais de 20 anos e  senhor mesmo viu as partes do corpo da dona Regina...
Adolfo – Sim! Eu vi, mas eram apenas partes, isso não impede de o meu filho ter sobrevivido! Ela pode ter resistido a dor, aos ferimentos, durante nove meses!
Lauderes – Acho que o senhor não devia dar ouvidos a isso!
Adolfo – Mas eu vou!

Cena 21 / Belém / Restaurante / Interior / Noite
Jorge e Ana entram.
Ana – Meu Deus! Onde foi que você arranjou dinheiro para pagar um lugar como esse Jorge?
Jorge sorri.
Jorge – Eu arrumei um bom emprego amor!
Garçom – Por aqui, por favor!
Os dois sentam-se.
Ana – Que emprego Jorge? Que lugar te pagaria tão bem para você me trazer a um lugar como esse?
Jorge – Eu disse para você que um dia a minha hora ia chegar!

Cena 22 / Mansão de Otávio / Sala / Interior / Noite.
Pedro entra em casa.
Otávio – Já sabe da notícia?
Pedro – Boa noite!
Otávio – Boa noite! Seu tio...
Pedro – Vamos ao escritório papai!
Os dois entram.
Otávio – Você sabe não é?
Pedro – Não só sei, como fui eu quem espalhou a notícia pela mídia!
Otávio – Você não presta! Sabe que seu tio vai ficar furioso?
Pedro – Sei... Mas não comigo e sim com quem espalhou a notícia... Ou melhor, a quem ele confiou a notícia!
Otávio – Não lhe entendi!
Pedro – Tio Adolfo contou e pediu sigilo a Tia Maria!
Otávio – E você...
Pedro – Exatamente! Escutei e dei um jeito de todos ficarem sabendo!
Os dois começam a rir.

Cena 23 / Belém / Restaurante / Interior / Noite.
Jorge e Ana estão sentados.
Jorge – Agora, eu vou formalizar o pedido feito hoje a tarde!
Ana – Formalizar?
Jorge – Sim!
Jorge tira do bolso uma caixa de joia. E coloca em frente a Ana.
Ana – Que isso?
Jorge – Abra!

Cena 24 / Mansão de Adolfo / Sala / Interior / Noite.
Adolfo – Não adianta Lauderes! Nada do que você falar, vai me fazer mudar de ideia! Se existe uma chance de o meu filho estar vivo, eu vou atrás dela!
Lauderes – Só acho que será uma perca de tempo!
Adolfo – Se Deus quiser não será!

Cena 25 / Belém / Restaurante / Interior / Noite.
Ana vê o anel cravejado de brilhantes e com uma enorme pedra de diamante.
Ana – O que é isso Jorge? Da onde você tirou dinheiro para isso?
Jorge a encara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário