sábado, 14 de abril de 2012

Os 100 anos do naufrágio Titânico




O majestoso navio, que partira no dia 10 de abril de 1912 e afundara na noite do dia 14 de abril, completa hoje 100 anos, de uma das maiores tragédias do mundo. Vamos relembrar a história do Titanic, o navio que nem Deus poderia afundar.

No dia 10 de abril de 1912 o navio parte em direção a França, tendo como capitão Edward J. Smith. As 14 horas do dia 11 de abril eles partem rumo a Nova York.  A foto abaixo, foi a última tirada do navio:

Nos dias que se seguiram a viagem foi tranquila, o mar estava calmo, no dia 13 de abril, por volta da 10 horas, foi dado o aviso de grandes blocos de gelo.
O presidente da White Star Line, o senhor, J. Bruce Ismay, ordenou que o capitão aumentasse a velocidade, Ismay queria bater o recorde da Olympic, e queria mídia em torno do seu luxuoso navio. O capitão tentou convence-lo de que o melhor era manter a velocidade em que estavam, já que o navio era novo.


No domingo, 14 de abril, veio a primeira mensagem avisando a presença de gelo na rota do Titanic.  As 11 horas mais avisos, sobre gelo. As 13:45 minutos, é enviada a que talvez fosse a mensagem mais importante, vindo da S.S. Amerika da Alemanha, que avisava que haviam dois grandes icebergs, porém essa mensagem nunca chegara ponte de comando. Tudo indica que a culpa fora do telegrafo que quebrou pouco depois de receber a mensagem e seu operador passou o dia tentando arrumar.
Perto das seis horas da tarde daquele mesmo dia, o capitão Smith, altera o curso do navio para o sudeste, talvez para evitar a presença de gelo. Pouco mais de 19 horas, a escotilha do castelo de proa é fechado, para que a luminosidade não atrapalhe os vigias no cesto da gávea.
As 19:30 chega a 5ª mensagem, avisado sobre a presença de 3 grandes icebergs, aproximadamente a 80 km a frente do Titanic.
As 20:55 o capitão comenta com um oficial que o mar está calmo e a noite clara, apesar da falta de lua.  O Titanic faz 22 nós com 24 de suas 29 caldeiras em funcionamento. Pouco depois disso, o capitão se recolhe dando ordens de ser acordado, caso algo aconteça.
As 21:40 a sexta mensagem é recebida pelo Titanic, informando grandes quantidades de gelo e icebergs enormes. Mais uma vez, essa mensagem não chegou a ponte, tudo indica que Philip, estava ocupado de mais trocando mensagens de passageiros para levar a mensagem até a ponte.
As 22 horas o oficial William Murdoch assume a guarda e é feita a troca dos vigias, que foram alertados a ficarem atentos até o outro dia pela manhã.
As 22:55 a última mensagem que o Titanic recebeu, veio da S.S. Californian, porem o telegrafo corta a mensagem avisando que estava em contato com a cape race.
As 23:40 inesperadamente fleet, avista algo surpreendente, que surge 18 metros acima deles, a ponta de um iceberg, aproximadamente 460 metros a frente do Titanic. Nesse mesmo instante ele toca o sino 3 vezes avisando a ponte "Iceberg a frente!". Murdoch, após ser avisado ordena que eles virem todo a estibordo, o que eles não sabiam era quanto tempo o imenso navio faria a manobra. Após a proa virar 2 pontos, cerca de 10 graus, o iceberg atinge o navio. Murdoch, imediatamente ordena que fechem as portas a prova d'água. A 22 nós, a colisão dura pouco mais de 10 segundos, pouco tempo, mas o suficiente para causar sérios danos estruturais no casco do navio.
As 23:41 o capitão chega a cabine e recebe o relatório do acontecido, em seguida ordena que parem os motores.
As 23:50, 10 minutos após a colisão, a água já atinge 4 metros acima da quilha e inunda completamente todos os compartimentos danificados. O iceberg danificou o casco 3 metros acima da quilha e por uma distância de mais ou menos 92 metros.
Segunda-feira, 15 de abril, 00:05, o capitão e T. Andrews, descem ao convés para ver os danos. Andrews percebe que não há mais solução e calcula que em aproximadamente uma hora e meia, o navio afundaria completamente.
A 00:15 começam os envios de pedido de socorro. Os botes salva-vidas começam a ser preparados. Os passageiros são ordenados a irem para o convéns inferior com coletes salva-vidas.  A banda começa a tocar músicas alegres no convés da classe A.
As 00:20 os passageiros começam a embarcar nos botes salva-vidas. As 00:25 o S.S. Carpathia é contatado e muda o curso da viagem, porém só chegaria ali depois de 4 horas.  Os botes salva-vidas começam a ser baixados sob maior desordem, tendo como ordem, de embarcar mulheres e crianças. Depois de todas as mulheres e crianças eles permitiram que embarcassem casais, seguidos de homens solteiros.
A 00:45, eles avistam um navio e mandam sinais de S.O.S, o navio se aproxima, mas logo em seguida muda de curso.
O primeiro bote, desce com apenas 27 passageiros, por falta de treinamento, os oficiais temem que se os botes descerem com capacidade máxima eles virem. A 01:10 o bote de número 1, o bote emergencial desce com apenas 12 passageiros.
A 01:30 o pânico começa, a muitos passageiros ainda a bordo e a água começa a subir.
A 01:40 o bote desmontável C, desce com 32 pessoas, incluindo J. Ismay, o dono da White Star Line
As 02:00 a água está a 3 metros abaixo do convés A. O chefe da banda começa a tocar "Mais perto de ti senhor". O bote desmontável D está sendo preparado e Lightoller, agita uma arma no ar, fazendo um círculo e pedindo que apenas mulheres e crianças entrem no bote.
02:10 É enviado o último pedido de socorro. Andrews é visto na sala de fumantes olhando para o vazio.
02:15 a ponte mergulha na água que começa a tomar conta do convés de botes. O movimento para a frente do convés gera ondas, uma delas joga Murdoch dentro da água, onde ele vem a falecer ou afogado ou esmagado pelo chaminé número 1.
A popa do navio esta fora da água, e a forte inclinação faz com que a primeira chaminé caia. A proa mergulha enquanto passageiros da segunda e da terceira classe escutam o padre Thomas Byles. Muitos passageiros pulam para fora do Titanic. As 02:17 a banda para de tocar.
As 02:18 as luzes piscam e se apagam definitivamente. Ouve-se um grande barulho, enquanto as coisas no interior do navio caem em direção a proa. A grande tensão no casco quebra o Titanic em dois, a popa retorna a sua posição horizontal e puxado pela proa, sobe rapidamente no ar até ficar completamente perpendicular.
As 02:20 a inclinação da popa diminui, conforme o Titanic vai desaparecendo no Atlântico Norte. 10 minutos após cair no oceano, os passageiros morriam congelados. Após unir alguns botes, um deles volta para tentar salvar algum sobrevivente. Eles resgatam apenas 6 pessoas.
As -3:30, os foguetes do Carpathia são avistados pelos botes salva-vidas. As 04:10 o primeiro bote chega ao Carpathia.  As 08:30, o último bote salva-vidas é resgatado. As 08:50 o Carpathia parte para Nova York, com 712 sobreviventes.
Em 18 de abril de 1912, o Carpathia chega a Nova York por volta das 21:00.



Este era o Ticket de embarque 

                         Estatísticas do navio:

Fotos de alguns Jornais da época 



O navio saindo do cais de Southampton 



O colosso no cais na Inglaterra. 



    O projeto do navio




Veja fotos do navio:




 






 

Foto do filme.

   


William Costa


Fontes: Titanic SITE / Revista Veja

2 comentários:

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    1. Comentário excluído pela falta de educação. Respeito em primeiro lugar, quer falar palavras de baixo calão, procure outro lugar.

      Direção.

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