quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

                                                           Marcas do Passado
                                                            Capítulo:08





Cena1 / Casa de Sérgio / Sala / Interior / Noite.

Sérgio – Espero que você trate bem a minha família!

Luana – Desde quando eu destrato alguém Sérgio?

Sérgio – Não responda para mim neste tom!

Luana – Tom? Mas...

Sérgio – Quieta! Vai na cozinha, confere se está tudo certo!

Luana – Estou indo!

A campainha toca.

Sérgio – Luana, volta a porta!

Luana – Claro!

Luana vai até a porta.

Luana – Marcos! Ricardo! Alice querida!

Eles se cumprimentam e entram.

Sérgio – Meu irmão!

Marcos – E os negócios como estão?

Sérgio – Estou bem também viu?

Os dois se abraçam.

Alice – Então querida? Gastando muito no shopping?

Luana – Não, sou simples de mais para isso!

Alice – Simples? Há mas você precisa sair mais comigo, vou te levar em umas lojas M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S!

Luana – Ai Alice, até parece!



Cena 2 / Grupo San Martino / Sala de Roberto / Interior / Noite.

Amália – Doutor Roberto?

Roberto – Sim?

Amália – Uma ligação para o senhor!

Roberto – Eu disse que não queria ser atrapalhado por ninguém Amália!

Amália – E uma ligação dos Estados Unidos e disse que é importante!

Roberto – Tudo bem eu atendo!

Amália – Com licença!

Roberto pega o telefone.

Roberto – Alô?

...

Roberto – Andrea? Não conheço ninguém com este nome e, por favor, não me ligue mais!

Roberto desliga o telefone.

Roberto – Era só o que me faltava!


Cena 3 / Presídio / Cela / Interior / Noite

Felipe – Você chegou aqui, pouco depois de mim e nunca me contou por que foi preso, nunca ouvi de você!

Ferrolho – Na verdade, eu to aqui por que mereço mesmo!

Felipe – É o que dizem os outros? Que você roubou e por isso veio parar aqui?

Ferrolho – Roubo, a maioria deles está aqui por isso, mas o meu foi diferente!

Felipe – Diferente?

Ferrolho – Eu era um homem rico Felipe, muito rico!

Felipe – E...?

Ferrolho – Eu era dono de uma jazida de diamantes, eu e mais algumas pessoas, sócios!

Felipe – E por que você foi preso?
Ferrolho – Calma, deixa eu continuar e você vai entender!

Felipe – Claro!

Ferrolho – Vínhamos passando por dificuldades, e eu por medo de ficar na miséria, entrei em uma mina que nunca tinha sido explorada antes e achei uma verdadeira fortuna... Quando fui avisar... Contar que estávamos salvos, eles haviam vendido a empresa e me deixado sem nada, partilharam entre eles...

Felipe – Que sacanagem com você! E dai?

Ferrolho – Eu voltei para a mina, todas as noites eu cavava, cavava e retirava muitos diamantes, até que um dia me pegaram e... Bom eu estou aqui...

Felipe – Você teve que devolver os diamantes?

Ferrolho – Não... Eu... Outra hora eu lhe conto isso!


Nova York



Cena 4 / Apartamento de Andrea / Sala / Interior / Noite.

Andrea – Ele desligou o telefone e disse que não sabia quem era!

Perkins – Eu estar lhe dizendo minha querida, ele já não depositar o dinheiro esse mês!

Andrea – Deve ter havido um engano, não sei...

Perkins – Engano? Abre o olho Andrea, volte ao Brasil, não espere mais!

Andrea – É o que disse que iria fazer, eu só queria avisá-lo de que estava voltando!

Perkins – É melhor chegar de surpresa, deixe tudo por minha conta! Eu agilizo tudo para você!

Andrea – Você vem comigo?

Perkins – O meu querida, impossible!

Andrea – Me bateu um frio na barriga de chegar ao Brasil, sozinha!

Perkins – Mas eu sinto que neste momento, é o que você tem que fazer my dear!



Cena 5 / Aeroporto / Sala de Embarque / Interior / Noite.

Leandro – Paris! Há quantos anos não íamos não é?

Tereza – Verdade, estava com saudades já!

Leandro – O problema são os fotógrafos, sempre tendo que lhe esconder!

Tereza – Acho que hoje em dia, não há mais necessidade, 25 anos, eu estou diferente!

Leandro – E os seus filhos? O Roberto? Se eles a reconhecem? O melhor é continuar como está, como se você fosse reservada!

Tereza – Claro...

Leandro – Vamos para a sala de embarque?

Tereza – Sim, mas vou ao toalete antes, sabe que detesto, usar o do avião!




Cena 6 / Aeroporto / Sala de embarque / Interior / Noite.

Bianca embarca no voo para o Brasil.

Bianca – Tanto tempo depois, eu vou voltar! Voltar para a cidade que abandonei para ser o que sou hoje!

Brasil


Cena 7 / Casa de Sérgio / Sala / Interior / Noite.

Luana abre a porta

Luana – Minha irmã! Amanda!

Amanda – Oi tia!

Maira – Sabe que só você para me tirar de dentro de casa não é?

Luana – Obrigada por vir!

Amanda – Oi a todos!

Ricardo a olha.

Ricardo – Amanda? Como vai?

Amanda – Bem e você?

Ricardo – Com toda certeza melhor agora!

Sérgio – Agora que estão todos aqui, vamos jantar? – levantando- se e acompanhando os convidados a mesa -.

Ricardo se aproxima de Amanda.

Ricardo – Senta-se ao meu lado?

Amanda – Por que não!

Na mesa

Sérgio – É muito bom, comemorar um aniversário em família, com as pessoas que amo, com meu irmão, que foi um como um pai para mim – olhando para Marcos – A minha querida esposa, - pegando na mão da esposa – E a todos vocês que fazem meus dias mais felizes!

Todos brindam.

Amanda – Quem vê pensa que ele está falando a verdade

Maira – Disse alguma coisa minha filha?

Amanda – Não mamãe, nada!


Cena 8 / Apartamento de Melissa / Sala / Interior / Noite.

Melissa – Amanhã temos a premiação, ainda nem sei com que roupa vou!

Renato – Eu sei, vou de fraque né!

Melissa – Ai a vida de vocês homens é muito fácil, já nós mulheres? Temos que, escolher roupa, sapato, cabelo, maquiagem, joias...

Tatiana – E blá blá blá, há por favor, mamãe!

Melissa – Há, pensei que não voltaria nunca da casa do seu pai!

Tatiana – E por mim não voltaria mesmo! – olhando para Renato -.

Renato – Já jantou Tatiana? Encomendamos uma pizza, contra a vontade da sua mãe é claro!

Tatiana – Já comi, na casa do meu pai!

Melissa – Pizza, se eu engordar uma grama, eu te mato Renato!

Tatiana – Eu vou para o meu quarto, e, por favor, não me incomodem! – saindo da sala-.



Cena 9 / Casa de Sérgio / Varanda / Exterior / Noite.


Ricardo chega na varanda e Amanda está observando a lua.

Ricardo – Bonita não é?

Amanda – Há... Sim, linda, ainda mais cheia!

Ricardo – Verdade! E a faculdade como anda?

Amanda – Maravilhosa, temos uma viagem a NY, daqui três semanas!

Ricardo – Bacana, já sabe que artistas vão ver?

Amanda – Não sei nem se vou!

Ricardo – Como assim?

Amanda – Minha mãe! Diz que sou muito jovem para viajar sozinha!

Ricardo começa a rir;

Amanda – Não ria, por favor? Não tem graça!

Ricardo – Não, estou rindo da cara que você fez!

Amanda – Há sou uma palhaça agora!

Ricardo se aproxima dela

Amanda – Por que está se apro...

Ele a beija.

Amanda – hei...

Ricardo – Eu sei que você gostou, não nega!

Amanda – Com licença!

Amanda volta para a sala. Ricardo fica na sacada rindo.



Cena 10 / Grupo San Martino / Sala de Roberto / Interior / Noite.

Amália entra na sala do chefe.

Amália – Eu já vou indo, o senhor vai ficar?

Roberto – Não, me aguarde, descemos, jantamos e depois eu lhe levo para a casa!

Amália – Mas o seu Leonardo ainda está no prédio!

Roberto – Então me espere perto do meu carro no estacionamento.

Amália – Sim!

Amália sai da sala. Roberto vai até a sala do filho.

Roberto bate na porta.

Leonardo – Entra!

Roberto – Ainda está ai?

Leonardo – Terminando uns relatórios e depois eu vou!

Roberto – Pensei que você iria ao jantar na casa do Sérgio!

Leonardo – Sabe muito bem o que penso a respeito do Sérgio papai!

Roberto – Pensamos, mas ele é o marido da sua irmã!

Leonardo – Bom, se fosse por isso o senhor também deveria ter ido, não acha?

Roberto – Verdade... Bom vou indo! Não se preocupe, eu não irei para casa, chegarei tarde!

Leonardo – Tudo bem!




Cena 11 / Casa de Marcos / Quarto / Interior / Noite.

Alice – Em alguns dias, a pena do Felipe...

Marcos – Não pronuncie o nome desse homem dentro da minha casa!

Alice – Bom o caso é que ele será liberto!

Marcos – Infelizmente, 25 anos foi muito pouco pelo o que ele fez!

Alice – E o Ricardo?

Marcos – O que tem o meu filho?

Alice – Nós dois sabemos que o Ricardo não é seu filho!

Marcos – É claro que é, eu provei a todos que aquele idiota estava mentindo!

Alice – Marcos, não se esqueça de que eu era melhor amiga de Lavínia, eu sei de tudo meu amor, não adianta!

Marcos – Bom... Mas igual não entendo!

Alice – É lógico que o Felipe, vai procurar o Ricardo, vai querer falar com ele e contar que é seu pai!

Marcos – O Ricardo nunca, veja bem nunca, vai deixar esse homem chegar perto dele e você sabe muito bem por que!

Alice – Mas e...

Marcos – Não tem mais nem meio mais, o Ricardo nunca vai se aproximar daquele homem!



Cena 12 / Casa de Roberto / Sala / Interior / Noite.

Maíra e Amanda entram em casa.
Maira – Ai minha filha, quanta besteira...

Amanda – Tio?

Leonardo – Meninas!

Maira – Meninas, obrigada pela parte que me toca, querido irmão!

Amanda – Eu vou para o meu quarto, e mãe?

Maira – O que?

Amanda – Pensa na viagem com carinho tá?

Maira – Vai dormir Amanda!

Leonardo – Boa noite querida!

Maira – E o papai?

Leonardo – Ele disse que iria chegar tarde!

Maira – Papai e esses encontros dele, com sabe lá Deus quem!

Leonardo – Há Maira, vai dizer que você não faz ideia de quem seja?

Maira – Claro que não né Leonardo!

Leonardo – É a secretária dele!

Maira – Secretária? O papai não desceria tão baixo!




Cena 13 / Motel / Quarto / Interior / Noite.

Amália – Casar sempre foi o meu sonho Roberto!

Roberto – Você sabe que eu não posso!

Amália – Não pode por quê?! Você é viúvo, seus filhos não são crianças!

Roberto – Para proteger você, ou acha que a sociedade carioca iria dizer o que de você? Uma menina de 30 anos casada com um velho de quase 70 anos!

Amália – Eu já lhe disse uma vez e vou dizer de novo: eu não me importo com o que as pessoas falam!

Roberto – E tem a minha família, eu não sei se eles aceitariam!

Amália – Me desculpa, mas você não faz o tipo de quem obedece à família e nós sabemos muito bem disso!

Roberto – Eu não vou casar!

Amália – Eu quero ir embora – Levantando, enrolada no lençol -.

Roberto – Viu? Você sempre acaba falando nisso, para brigarmos!

Dia Seguinte.



Cena 14 / Campo de Goytacazes / Casa / Interior / Tarde.

Na sala está  tia Clotilde.

Bianca – Meu pai, onde ele está? – largando a bolsa no sofá-.

Clotilde – Seu pai? Seu pai está em cima daquela cama a meses, morrendo a cada dia!

Bianca não responde a tia e entra no quarto do pai.

Bianca – Pai? – ajoelhando-se a cabeceira da cama -.

Pai - Bi... Bianca – com a voz fraca e muito baixa -.

Bianca – Paizinho, eu estou aqui! – pegando na mão do pai -.

Pai – Você, disse que não ia me abandonar e nunca me deixou desemparado... Eu te – tosse – amo... muito – apertando a mão dela com toda a força que ainda lhe restava –

Bianca deita a cabeça na mão do pai, quando levanta vê que seus olhos já estão sem vida!

Bianca – Pai? Pai? PAI!! – segurando a mão do pai -.

Clotilde – Agora não adianta gritar! Ele está morto! – parada na porta -

Bianca passa a mão no rosto do pai e fecha seus olhos. Seus olhos cheios de lagrimas.



Cena 15 / Restaurante de Marcos / Escritório / Tarde.

Mauro – Mandou me chamar?

Marcos – Sim!

Mauro – É sobre o Felipe? Certo?

Marcos – Quero que fale com algum amiguinho seu da policia!

Mauro – Claro!

Marcos – Você vai...

Marcos conta o que Mauro deve fazer.
Enquanto isso Ricardo chega ao restaurante e vai ao escritório do pai.

Mauro – Quer mesmo que faça isso? Não acha que 25 anos por uma coisa que ele não fez já não está bom?

Marcos – 25 anos é muito? É muito pouco! Eu quero que aquele homem morra na cadeia!

Ricardo – Quem deve morrer papai?

Nenhum comentário:

Postar um comentário